O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também escolheu-se este como o “Mês do Aleitamento Materno”.
O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.
A enfermeira Maria das Vitórias afirma que há muitos mitos sobre a amamentação que precisam ser descontruídos e destaca a importância da amamentação para a saúde do bebê:
O melhor alimento para qualquer bebê é o leite materno da própria mãe, principalmente se este for oferecido diretamente do seio. Para você é leite, para ele é vida, destacou Maria das Vitórias, coordenadora de atenção básica do município de Cerejeiras.
A enfermeira destaca que não existe "leite fraco" e que cada mãe produz o leite adequado para as necessidades de seu bebê, então, se a criança mama regularmente e está ganhando peso, a mãe pode ficar tranquila.
O ideal é oferecer o leite em livre demanda, preferencialmente diretamente do seio, sem interrromper, pois somente depois de alguns minutos o bebe consegue atingir o leite posterior, uma porção rica em açúcar e gordura que ajuda acriança a se saciar mais rápido e a ganhar peso.
É preciso lembrar que estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite é que bebês que dormem demais devem ser acordados a cada quatro horas para mamar, para evitar casos de desidratação, icterícia e hipoglicemia.
Visando sensibilizar os munícipes de Cerejeiras sobre a importância da amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população, em especial gestantes, lactantes e puérperas, para participar da Semana Municipal do Aleitamento Materno, que ocorrerá no dia 15 de agosto de 2022, às 15 horas, na praça da bíblia. Haverá palestras e sorteio de brindes.