09/09/2022 às 18h51min - Atualizada em 09/09/2022 às 18h51min

IFRO empossa professor Edslei como Reitor Pro Tempore

Gazeta Rondônia

Foi realizada nesta terça-feira, 6 de setembro, a Solenidade de Transmissão do Cargo de Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A cerimônia foi no Auditório do Campus Porto Velho Calama reunindo comunidade interna e convidados. O Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, foi nomeado conforme Decreto de 4 de agosto, publicado na edição 148 do Diário Oficial da União (Seção 2, Página 1, de 5/8/22), com mandato até 3 de junho de 2023. A solenidade de transmissão de cargo foi transmitida pelo Youtube do IFRO e pode ser vista em: youtu.be/Ew2I3PajjTk    

A eleição para Reitor Pro Tempore foi realizada conforme Resolução 9 de 23 de maio de 2022. Atualmente há 17 mil alunos, matriculados em mais de 130 cursos, mais de 1.200 servidores, além de colaboradores e bolsistas. Em seu discurso de posse, Edslei Rodrigues disse que visa melhorar ainda mais as estratégias de gestão, e convidou a todos a colaborar. “São caminhos árduos que precisaremos enfrentar com serenidade e prudência, estou certo que conflitos de ideia acontecerão, mas o caminho para dirimi-los será o diálogo, no qual prevalecerá sem dúvida a força do argumento e razão. Entendemos que o sucesso, crescimento e destaque do IFRO ao longo desses quase 14 anos refletem o trabalho de sua comunidade, que não mediu e nem mede esforços para implementar políticas públicas para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, fazendo jus aos que nos financiam nos termos da lei. No entanto, para que a instituição tenha sucesso é necessário cuidar das relações interpessoais, do clima organizacional e das pessoas. Com isso nos comprometemos com você: docente, técnico, colaborador, estagiário, bolsista, que se dedica no seu dia a dia ao IFRO”.

Concluindo sua fala, o novo Reitor afirmou que a “principal razão da existência da nossa instituição são vocês, nossos alunos, e para que tenham êxito, sabemos da importância de continuar melhorando, ampliando as políticas de assistência estudantil. São elas que vão garantir as atividades de pesquisa e esportivas que nossos alunos estão inseridos. Mas principalmente, para que os nossos alunos tenham êxito sabemos da essencialidade para permanência desses na nossa escola, porque somos uma instituição singular, mas somos uma escola, não podemos perder isso de vista. Principalmente o trabalho da assistência junto aos nossos alunos, mas mais de 80% têm vulnerabilidade econômica e necessidades educacionais específicas. Por acreditar que o diálogo e o esforço coletivo são os melhores caminhos para construção de soluções, quero deixar aberto um canal de comunicação bem como as portas do gabinete a todos vocês. Críticas, sugestões, apoio, ideias, experiências serão sempre bem vindos. Afinal o IFRO somos nós”.

O Reitor Substituto do IFRO (2018-2022), Carlos Henrique dos Santos, disse estar transferindo a missão de liderar a gestão democrática para atender às necessidades de servidores e alunos: “temos a certeza de que o Professor Edslei realizará um trabalho eficiente e com o mesmo comprometimento e lisura, pois foi escolhido por nossa comunidade para a representação até as novas eleições para Reitor que ocorrerão no primeiro semestre de 2023. Institucionalmente, cumprimos aqui um importante rito de manutenção das articulações entre as etapas de gestão para a continuidade de um trabalho promissor que tanto fundamenta o sucesso do IFRO em Rondônia. A manutenção de cada servidor será fundamental”.

“Pessoalmente, encerro aqui mais um ciclo, com dever cumprido e com a alegria de ter feito o máximo que eu pude, mas sempre com a expectativa de fazer mais. Agora, é tempo de novos colegas assumirem os postos que estão aí abertos para todos aqueles com a disposição de utilizar seus saberes e experiências para cumprir tarefas, programas, planos e missões maiores ou menores, mas sempre fundamentais para o cumprimento do fim social do IFRO, finalizou Carlos Henrique, que em seguida recebeu a Placa de Mérito Funcional em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição dada à Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Rondônia

A Coordenadora-Geral do Grêmio Estudantil do Campus Porto Velho Calama, Melissa Fallarino, reforçou a necessidade de valorização dos pesquisadores da instituição, dos projetos que os alunos criam com a instituição e os alinhados com os docentes, dos atletas, servidores e dos membros do movimento estudantil do Calama e dos demais campi. “Venho aqui representando as outras agremiações e desejando que a nossa gestão seja em harmonia, mas como sempre independente, gostaria de agradecer ao convite a desejar uma ótima missão a todos”.

Abordando os potenciais de infraestrutura existentes e os ainda em construção em Rondônia, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Leocadio, falou do compromisso de instituições como o IFRO olharem para os desafios e para o futuro. “Pode contar com todos nós, nós gestores e nós servidores, porque como é o nosso lema, o IFRO é um só.

O Presidente da Fapero (Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia), Paulo Haddad, falou da importância da parceria do Governo do Estado com as instituições de ensino de Rondônia. No IFRO, que trabalha desde a formação do ensino médio integrado ao ensino técnico até a pós-graduação, no qual ele próprio é aluno do Mestrado PROFNIT/Zona Norte, desejou sucesso à nova gestão.

Conforme o Superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU/RO), Miguel Mauricio Kurilo, o trabalho deve ser preventivo e conjunto, não podendo mostrar um problema sem apresentar uma solução: “estamos sempre ali para acompanhar”. E ressaltou que em conjunto com instituições de ensino, mesmo quando o recurso é pouco, o dever é que sejam bem aplicados, prezando pelo bem da educação e do desenvolvimento.

Para a Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Nogueira Pereira, participar do evento de posse é fundamental, por ser um momento que ajuda a reforçar as bases de parceria, para complementar a forma de articulação conjunta das instituições de ensino do estado. Ela analisa que o compromisso com a educação também se faz nessa hora e que as bases de uma educação sólida se faz com investimentos: “sempre defenderemos mais investimentos públicos para as nossas instituições, fortalecendo assim a permanência dos nossos alunos que farão a diferença no nosso estado”. Fonte: ASCOM


Notícias Relacionadas »
Comentários »