13/09/2022 às 22h20min - Atualizada em 13/09/2022 às 22h20min

Caixão com corpo da rainha Elizabeth chega a Londres e milhares de pessoas vão às ruas

O corpo da monarca ficará exposto na capital inglesa até o enterro que acontece na segunda-feira (19)

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O caixão da rainha Elizabeth II chegou a Londres, na noite desta terça-feira (13/9), após fazer um cortejo de dois dias pela Escócia. A princesa Anne acompanhou o trajeto de uma hora entre a Catedral de St. Guiles, em Edimburgo, até o Palácio de Buckingham, na capital inglesa.

O avião oficial do governo britânico posou na base militar de Northolt por volta das 18h55 (horário da Inglaterra). A primeira-ministra, Liz Truss, estava no local para receber a equipe responsável pelo deslocamento do corpo. O caixão foi transferido para um carro Land Rover desenhado exclusivamente para a ocasião.

O cortejo passou pelos principais pontos turísticos de Londres e milhares de ingleses foram às ruas aplaudir a rainha Elizabeth. Os presentes se emocionaram, cantaram o hino “Deus Salve a Rainha” e gritaram “Hip Hip Hooray” durante todo o trajeto.

Esta noite, o caixão permanece na residência oficial da família real em Londres e na quarta-feira (14) será encaminhado até o Palácio de Westminster onde ficará exposto para o público até segunda-feira (19), quando acontece o enterro.

A família real estava no Palácio de Buckingham para receber o cortejo, inclusive o rei Charles III, a rainha consorte, o príncipe William e o príncipe Harry. Imagens de dentro da residência não foram divulgadas. O caixão vai permanecer no salão Bow Room até o deslocamento programado para a tarde de quarta.

Londres se prepara

Londres está se preparando para receber o caixão da rainha Elizabeth desde o anúncio da morte, na última quinta-feira (8). Lojas da capital inglesa ascenderam painéis de LED e exibem mensagens de condolências nas áreas de Leicester Square, Picadilly Circus e em diversas estações de metrô.

Além disso, restaurantes tradicionais em Picadilly e Regent Street mantêm algumas de suas vitrines com mensagens e fotos da rainha e bancas de souvenires também expõem, em primeiro plano, produtos temáticos de Elizabeth II, como bandeiras, ímãs e acessórios comemorativos do Jubileu de Platina, comemorado em junho deste ano.

Funeral da rainha

O Palácio de Buckingham confirmou que a Elizabeth II será enterrada dia 19 de setembro. O rei Charles decretou feriado nacional no Reino Unido. O funeral da rainha ocorrerá na Abadia de Westminster, no centro de Londres, e membros da família real seguirão o caixão a pé, assim como fizeram com os corpos da princesa Diana e do duque de Edimburgo.

Líderes de estado, primeiros-ministros e presidentes, e personalidades públicas serão convidados a adentrar a Abadia para uma missa, que será transmitida ao vivo pelos canais de televisão. Dois minutos de silêncio nacional são esperados. O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença na despedida da monarca.

No mesmo dia, o caixão de Elizabeth II será levado para a Capela de St George, no Castelo de Windsor, para outra celebração religiosa. O destino final de descanso do caixão será na capela em memória do rei George VI, um anexo à capela principal. Lá foram enterrados os pais da rainha e se encontram as cinzas de sua irmã, a princesa Margaret. Fonte: Metrópoles.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »