A 7ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) começou nesta quarta-feira (21) em Cacoal (RO).
Neste ano, além da tradicional premiação dos melhores cafés do estado, a degustação habitual e os cursos oferecidos, são esperadas inovações, principalmente para quem gosta de preparar o próprio café.
Uma empresa de Pernambuco, por exemplo, trouxe para conhecimento do público um tipo de coador diferenciado, o primeiro coador 100% brasileiro utilizado por baristas profissionais. O produto possui espécies de "ondas oblíquas" em formato de cone.
"Na sua construção foi pensado [um formato] para que a gente tenha uma forma de café mais doce, comparado a outros coadores. Não como necessariamente uma vantagem, mas como característica", explicou o barista Luis Felipe.
O coador é importante no método de preparo, pois é uma das chaves para alcançar o resultado desejado no sabor final, seja um gosto mais doce, intenso ou mais suave.
A quinta-feira (22) é o segundo e último dia desta edição do Concafé, onde o público vai conhecer quem são os proprietários dos melhores cafés do Estado de Rondônia.
Os participantes estão concorrendo a mais de R$ 350 mil em prêmios. A disputa é entre 157 amostras de cafés de 20 municípios do estado. Fonte: G1