27/09/2022 às 17h31min - Atualizada em 27/09/2022 às 17h31min

Prefeitura realiza Caminhada Temática sobre ‘Setembro Amarelo’ em Pimenteiras do Oeste

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, a Prefeitura do município de Pimenteiras do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), realizou, na manhã desta terça (27), uma Caminhada Temática com servidores de diversas secretarias e instituições públicas que teve início na UBS Justino Maciel Leite e finalizou em frente ao paço municipal.

A iniciativa teve o objetivo de promover a prevenção e conscientização acerca do tema a fim de fortalecer a campanha junto as secretarias municipais.

O evento contou com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Detran, Polícia Militar, Polícia Militar Mirim, Conselho Tutelar e CRAS.
 

“Neste mês de setembro, a SEMUSA desenvolveu diversas ações alusivas ao “Setembro Amarelo”. Assim, nessas atividades, evitamos falar a expressão ‘suicídio’, mas mencionamos o termo ‘valorização da vida’. Nossa maior preocupação são nossos adolescentes que precisam desse apoio sobre a importância da valorização para evitarmos que sofram de depressão ou ocorra casos de automutilação”, comentou a secretária municipal de saúde, Thaciany Nery.

A prefeita Valéria Garcia agradeceu o empenho dos parceiros e servidores pela dedicação na realização da caminhada.
 

”Nossa Caminhada Temática alusiva ao Setembro Amarelo foi um sucesso, como educadora e como mãe sei da importância de abordarmos esse tema abertamente com nossos adolescentes, que tem que ter ciência, se algum dia precisar, eles podem contar com o apoio de seus familiares, amigos, professores e ou profissionais da saúde, não podemos desistir nunca do bem mais precioso que nos foi ofertado por DEUS que é a vida!”. Finalizou a prefeita.


 

Campanha

A campanha “Setembro Amarelo” teve início no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília.  As estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que os casos subiram 12% em cinco anos no Brasil. Entre os adolescentes de 10 a 19 anos, o aumento foi de 18%.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188 24 horas todos os dias.

Veja abaixo a galeria de fotos do evento.

Assessoria.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »