16/10/2022 às 10h49min - Atualizada em 16/10/2022 às 10h49min
Bolsonaro e Lula se enfrentam em debate na TV neste domingo, 16
Gazeta Rondônia
Sem compromissos de campanha neste domingo (16), os candidatos à Presidência da República devem passar o dia reunidos com suas equipes de campanha para se preparar para o debate da Band, que começa às 20h. Será o primeiro encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o primeiro turno das eleições.
De acordo com a Band, as regras do primeiro debate já foram acordadas com as campanhas dos dois candidatos. No primeiro bloco, eles responderão a uma mesma pergunta. Cada candidato terá um minuto e meio para responder. Em seguida cada um terá 15 minutos para usar como quiser.
No segundo bloco, jornalistas farão perguntas aos candidatos, que terão um minuto e meio para responder. No terceiro bloco, os mediadores farão uma pergunta para cada candidato que terá, mais uma vez, um minuto e meio para a resposta. Depois disso, os dois candidatos terão, cada um, 15 minutos para usarem como quiser. Ao final do debate, Bolsonaro e Lula terão um minuto e meio cada para as considerações finais.
Além do debate deste domingo, estão marcados outros quatro confrontos entre os dois presidenciáveis. Para o próximo domingo (23), está marcado o debate da Record TV.
Empate técnico Segundo um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na quinta-feira (13), os dois candidatos estão empatados tecnicamente. Bolsonaro tem 44,1% das intenções de voto, contra 47,6% de Lula, no cenário estimulado, em que o nome dos entrevistados é apresentado aos eleitores. Brancos e nulos somam 4,8%, e não sabe/não respondeu, 3,6%. Considerando os votos válidos (que excluem brancos e nulos), os dois seguem em empate técnico. Nesse cenário, Lula aparece com 51,9%, contra 48,1% de Bolsonaro.
O instituto ouviu 2.020 pessoas entre os dias 8 e 12 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. O levantamento foi encomendado pelo Partido Progressistas e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08438/2022. Fonte: R7.