24/10/2022 às 15h05min - Atualizada em 24/10/2022 às 15h05min

COLORADO DO OESTE: CMDCA realizou a 12ª conferência municipal dos direitos das crianças e dos adolescentes

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Colorado do Oeste - CMDCA realizou, no dia 21 de outubro, a XII conferência municipal dos direitos das crianças e dos adolescentes no auditório da Polícia Mirim.

A conferência iniciou-se com a fala das autoridades e, na sequência, foi ministrada palestra pela membra do Conselho estadual de direitos da criança e do adolescente - CONEDCA, Marcia Cristina tesser com o tema: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid – 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.


Participaram da Conferência mais de 100 pessoas, sendo 70% adolescentes, e 30% distribuídas entre as diversas representações da sociedade. A avaliação final do evento foi excelente, sendo alcançado o objetivo almejado com a programação. 

A participação dos adolescentes foi altamente positiva na elaboração das propostas, alcançando com a participação deste público, o que se esperava de melhoria em âmbito municipal e formulando propostas de nível Estadual para serem deliberadas na Conferência Estadual. Por fim, a escolha dos delegados, aconteceu de forma tranquila e democrática, assim como as deliberações das propostas em todas as esferas de governo, com cinco temas da mais alta relevância:
  • Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós- pandemia;
  • Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
  • Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
  • Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
  • Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.
A palestrante Marcia Tesser destacou a importância do evento: "A participação das crianças e adolescentes foi fundamental para determinar as propostas de uso e aplicação de recursos e políticas públicas no âmbito municipal, estadual e federal. É direito deles escolher e apontar as mudanças necessárias no município.

Confira as fotos:


 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »