17/11/2022 às 16h58min - Atualizada em 17/11/2022 às 16h58min

Pimenteiras do oeste recebeu 138 toneladas de calcário para atender produtores rurais do município

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia – EMATER, ofertou para os produtores de leite interessados em adquirir o frete gratuito para o transporte de calcário por meio do programa “Mais Calcário”, visando beneficiar os produtores de leite da agricultura familiar dos 52 municípios de Rondônia com o transporte gratuito de 50 mil toneladas. Foram investidos R$ 10 milhões no programa, com recursos provenientes do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia (Proleite).
 
Em Pimenteiras do oeste foram entregues nesta quinta-feira (17) 138 toneladas de calcário para atender produtores rurais do município que adquiriram o produto pelo programa “Mais Calcário”.

 
A prefeitura do município de Pimenteiras do Oeste, por meio das Secretaria Municipal de Agricultura – SEMAGRI, em parceria com a EMATER realizou a distribuição do calcário para 3 produtores do município, sendo 46 toneladas para cada um, uma vez que o frete ofertado pela SEAGRI transporta o produto até a sede do município e não vai até a propriedade rural.

O trabalho foi acompanhado pelo Secretário Municipal de Agricultura Altemir Muchon, gerente local da Emater Andrew Vinícius e Sidney do setor admistrativo que auxiliaram a equipe na distribuição do calcário.



Segundo Andrew Vinicius, gerente do escritório da EMATER de Pimenteiras do Oeste, é muito importante essa parceria com a prefeitura que realiza o transporte do calcário até a propriedade rural do produtor que realizou a aquisição e atendeu todas as normas do programa.
 
“A utilização do calcário é fundamental para a recuperação de áreas rurais degradadas e consequentemente fortalecer o produtor de leite da nossa região, nosso muito obrigado a prefeita Valéria Garcia e ao secretário de Agricultura por mais essa parceria de sucesso”. Agradeceu Vinicius.

IMPORTÂNCIA DO CALCÁRIO

Rondônia possui duas usinas de calcário, localizadas nos municípios de Parecis e Espigão do Oeste. Cada produtor pode escolher a usina para comprar até 46 toneladas de calcário. A aplicação de calcário (calagem) atua na acidez do solo e no fornecimento de nutrientes, como cálcio e magnésio para as plantas. Assim, a prática elimina a acidez, aumentando a Capacidade de Troca de Cátions – CTC e melhora o aproveitamento de nutrientes pelas plantas.



 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »