27/11/2022 às 06h00min - Atualizada em 27/11/2022 às 06h00min

Prefeita Valéria Garcia parabeniza Pimenteiras do Oeste pelo seu 27º aniversário de emancipação política e administrativa

Desfile cívico será realizado nesta segunda-feira, 28

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A prefeita Valéria Aparecida Marcelino Garcia, parabeniza o município de Pimenteiras do Oeste e o povo Pimenteirense pelo aniversário de 27 anos de emancipação política e administrativa comemorado neste 28 de novembro.

Nesta segunda-feira (28) será realizado no período da manhã um desfile cívico pelas principais ruas e avenidas da cidade em resgate a cidadania e tradição das comemorações e no período da tarde ocorrera o sorteio de diversos prêmios aos moradores que pagaram seu IPTU em dia.

 
“Depois de 12 anos sem nenhuma festividade, hoje estamos realizando o nosso desfile cívico e resgatando o orgulho do povo Pimenteirense que merece muito comemorar os 27 anos da nossa querida Pimenteiras do Oeste.” Disse Valéria Garcia.
 
História de Pimenteiras

A localidade de Pimenteiras foi elevada à categoria de distrito do Município de Cerejeiras no dia 10 de agosto de 1983, através do decreto nº. 1.396 e reafirmado pela lei nº. 005, de 21 de novembro do mesmo ano.

Através da lei nº. 645, de 27 de dezembro de 1995, assinada pelo Governador Valdir Raupp de Matos, o distrito obteve sua emancipação com o nome de Pimenteiras do Oeste, porque a lei não permite a criação de um novo município com o nome de outro já existente. A data de comemoração foi alterada para o dia 28 de novembro por força da lei municipal nº. 448 de 26 de setembro 2008.

O processo de ocupação do espaço natural onde hoje se localiza o Município de Pimenteiras do Oeste originou-se da fuga dos escravos procedentes de Vila Bela da Santíssima Trindade do Estado de Mato Grosso. Os escravos fugindo de Vila Bela dirigiam-se para o Norte, seguindo o curso do Rio Guaporé. Embora haja referências quanto a este processo que teria se iniciado nos séculos XVII e XVIII, o que nos parece mais certo é que a fundação de quilombos ocorreu durante o primeiro Ciclo da Borracha, entre 1877 e 1914. A área da fazenda Santa Cruz constituiu uma expressão dessa realidade e tornou-se o germe do povoado e, hoje, município. Na localidade de Laranjeiras, até hoje existente como um povoado e que abriga cerca de 70 moradores, tivemos outro núcleo de ocupação que, segundo informações foi fundado pelo seringueiro veneziano Américo Casara.

Do que foi exposto até aqui, podemos afirmar que a matriz de onde se originou o processo de ocupação da área foi Vila Bela da Santíssima Trindade; o deslocamento dos negros fugitivos consolidou-se com o povoado da Fazenda Santa Cruz, em consequência do Primeiro Ciclo da Borracha. Francisco Matias, pesquisador da História Política de Rondônia, afirma: " O lote Pimenteiras, contíguo ao lote Barranco Vermelho, situado no pontal do Rio Cabixi com o Rio Guaporé, foi doado à firma exploradora de borracha silvestre Stofen, Sechemak, Muller & Cia, no dia 25 de janeiro de 1913. Em 3 de abril de 1929, foi doado a João Nepomuceno Ceballo pelo governo do Estado de Mato Grosso. Essa doação, contudo, foi retificada pela Secretaria de Terras e Obras Públicas de Mato Grosso que expediu certidão em 10 de fevereiro de 1943, confirmando a posse à firma alemã Stofen, Sechemak, Muller & Cia"

Com o declínio do Ciclo da Borracha, Pimenteiras passou a viver basicamente da pesca nos rios Guaporé e Cabixi. A região estava muito isolada. O acesso só era possível por barco ou via área. Em 13 de setembro de 1943 ocorreu a criação do Território Federal do Guaporé, em terras desmembradas do Mato Grosso e Amazonas. O lote Pimenteiras que pertencia ao Estado de Mato Grosso passou a integrar o Território Federal do Guaporé, posteriormente denominado Rondônia.

No início da década de 80 o governo do Território Federal de Rondônia decidiu construir a rodovia estadual RO 399, ligando o município de Vilhena a Colorado do Oeste. Essa estrada penetrou mais para o interior e, no dia 24 de outubro de 1980, o governador Jorge Teixeira de Oliveira inaugurou a primeira penetração da BR 364 no vale do Guaporé, cujo ponto final fica hoje na cidade de Pimenteiras. Os moradores remanescentes da Fazenda Santa Cruz foram transferidos para o local onde hoje está localizado o sítio urbano de Pimenteiras do Oeste.


Confira a programação do desfile cívico:

A abertura será as 7h30min com a participação da Fanfarra do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Colorado do Oeste.

Na sequência haverá o desfile dos pelotões dos alunos da Escola Municipal Paulo Freire com o Brasão do município de Pimenteiras do Oeste.

Pelotão dos porta bandeiras do Brasil, Rondônia e Pimenteiras do Oeste.

Faixa de Parabéns ao município.

Carro conduzindo o Bolo de Aniversário do município

Pelotão Flor Pimenta

Pelotão dos Alunos do Atendimento Educacional Especializado

Pelotão da Economia mista do município

Pelotão dos Indígenas

Pelotão de Uniformes

Pelotão dos alunos da Escola Municipal Mundo Mágico – Estações do Ano e Rumo ao Hexa.

Pelotão dos alunos da Escola Estadual Inácio da Castro

Os estudantes irão apresentar diversas manifestações culturais como: Garoto e Garota Estudantil, Todo dia de Ler, Festa do Divino, Festa do Peão de Boiadeiro, Frevo, Fandango e manifestações culturais das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Pelotão da Emater

Pelotão do Conselho Tutelar

Pelotão dos Pescadores

Pelotão dos Quilombolas

Pelotão Escolinha Guaporé

Pelotão Karatê

Pelotão Funcional

Pelotão da Polícia Militar Mirim

Pelotão da Melhor Idade

Pelotão das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Agricultura e Obras e Serviços Públicos.




Assessoria.
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »