05/12/2022 às 08h07min - Atualizada em 05/12/2022 às 08h07min
CMDCA realiza a 12ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente nesta segunda-feira, em Machadinho do Oeste
Gazeta Rondônia
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Machadinho do Oeste - CMDCA, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, convida toda a sociedade para participar da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a finalidade de analisar, definir e deliberar as ações e diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 em suas vidas e restituição dos direitos pós-pandemia nas políticas públicas.
A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada no dia 05 de dezembro de 2022, na Prefeitura Municipal de Machadinho do Oeste, com início as 07h30min. A realização da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cumpre as disposições da Resolução do CONANDA nº 227/2022..
O evento terá como tema central: “Situação dos direitos humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” com palestra ministrada por Marcia Tesser, Jheimes Diordan Damasceno e Dra Letícia de Carvalho Pontes.
Programação da 12ª Conferência:
7h30min – Credenciamento, entrega de Crachás e Café da manhã
8h30 - Solenidade de Abertura
08h50 - Leitura e aprovação do regimento interno da Conferência.
9h - Apresentação cultural
9h30 - Palestra sobre o tema central
11h30 encerramento e pausa para almoço
12h30 – Retorno e Discussão em Grupo – Eixo Temáticos e Encaminhamento das propostas.
13h10 - Apresentação em plenária
13h50 - eleição dos delegados que irão participar da conferencia estadual
14h30 – Encerramento do Evento.
A representante do Conedca e uma das palestrantes no evento Marcia Cristina Tesser, afirmou que esse período confêrencia é de extrema importância para debater e pensar juntamente com crianças e adolescentes medidas para reduzir os danos causados pela Covid-19. As políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil precisam ser preservadas e adequadas ao momento atual e planejadas para o futuro próximo.
“Entre as questões mais urgentes estão a proteção contra todas as formas de violência, que apresentaram um aumento alarmante, a promoção de ações de cuidados à saúde mental, além da implementação de medidas de compensação à interrupção da frequência à escola e a promoção de assistência e proteção aos grupos de riscos”. Destacou Márcia Tesser.
As políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil precisam ser preservadas e adequadas ao momento atual e planejadas para o futuro próximo.
“Para executarmos projetos adequados às crianças e adolescentes, é fundamental a participação social da comunidade nas conferências, especialmente de crianças e adolescentes do nosso município. As propostas oriundas da conferência serão ponto de partida para as políticas públicas desenvolvidas pelo executivo municipal", destacou Paulo Cesar, secretário de assistência social de Machadinho do Oeste.