Um parto realizado no Hospital Municipal de Ariquemes (RO), esta semana, se tornou histórico. Isso porque a paciente, Thainá Rodrigues, tem deficiência auditiva e foi a primeira gestante do município a ser auxiliada por intérpretes e tradutores de Libras.
"Eu quero agradecer a Deus em primeiro lugar e depois em segundo lugar agradecer ao Edvaldo e a Fran [intérpretes] pelo apoio. Não sei nem explicar a importância deles", agradece a mãe.
O resultado do momento especial foi o nascimento da pequena Sabrina Helena, pesando mais de 3 kg e medindo 51 centímetros. Ela deve ficar alguns dias de observação, mas está forte e saudável.
Sabrina é a segunda filha de Thainá, mas toda a experiência do parto se tornou inédita por conta da ajuda dos intérpretes. Na primeira vez, ela enfrentou dificuldades de comunicação, principalmente durante a pandemia, quando os médicos estavam de máscaras e ela não conseguia sequer fazer leitura labial.
“No meu primeiro filho eu não tinha intérprete, então não conseguia me comunicar e agora eu consegui, graças a Deus. Foi muito bom, tive esse apoio do intérprete foi maravilhoso, eu tive sorte. E assim, foi uma luta, porque antes a gente não entendia médico, não entendia enfermeira, então não existia comunicação", relembra.
Os intérpretes fazem parte da Central de Libras, implantada pelo Município de Ariquemes em setembro de 2022. A equipe oferece auxílio para pessoas com deficiência auditiva, de forma gratuita, nos atendimentos em órgãos públicos municipais.
"A central de Libras é um programa que só vem acrescentar. Foi uma vitória para a comunidade surda e para nós também que somos da área, a gente via que era uma necessidade muito grande. Desde que iniciaram os atendimentos em setembro, a gente observou que 90% dos atendimentos foram na área da saúde, então era uma área que estava precisando muito desse serviço de acessibilidade”, aponta uma das intérpretes, Francenilda da Silva.
A parceria de Thainá com os intérpretes, Edvaldo José e Francenilda, acontece desde o sexto mês de gestação. Ela foi acompanhada durante as consultas de pré-natal e exames de ultrassom, o que acabou criando uma ligação entre paciente e intérpretes.
“Acompanhar a Thainá nesse momento assim… ela segurava minha mão e eu usava a outra para me comunicar. A gente dá apoio profissional e acaba se envolvendo mesmo com a situação. Ela foi muito forte, muito guerreira, foi uma alegria imensa pra mim participar e tornar esse momento para ela mais acessível", comemora a intérprete.
"Para nós foi uma alegria acompanhar até o final da gravidez dela. Graças a deus ocorreu tudo bem. Eu, a Fran ficamos muito felizes e emocionados, e hoje tem esse resultado que é essa filhinha dela linda", celebra Edvaldo José.
O agradecimento de Thainá veio em forma de emoção e uma abraço apertado. Sentimento que não precisa de tradução. Fonte: G1