A 1ª Olimpíada Indígena em Ji-Paraná já tem data marcada para ser disputada. A competição será realizada durante os dias 21 a 23 de abril, na Terra Indígena Igarapé Lourdes, e é uma realização da prefeitura da cidade, em apoio a Associação Indígena do Povo Gavião (Assiza).
As competições serão nas modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), cabo de guerra, remo com canoa de tronco (individual e dupla/livre e dupla mista). As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro.
Até o momento, estão confirmadas as participações das etnias Gavião (Ji-Paraná), Arara (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste).
Segundo Josias Gavião, representante político do Povo Gavião, o esporte é uma forma para unir os povos indígenas.
– O esporte é um mecanismo que estamos utilizando para unir os povos indígenas, consolidar o turismo étnico e o intercâmbio cultural - disse.
A Terra Indígena Igarapé Lourdes, sede do evento, ocupa 26% do território do município de Ji-Paraná. A região reside as etnias Arara (Ikolen) e Gavião (Karo). A organização irá premiar com troféus e medalhas. Fonte: G1