26/01/2023 às 17h00min - Atualizada em 26/01/2023 às 17h00min

Aprovados em segunda chamada do PSU 2023/1 do IFRO devem fazer matrícula até o dia 3 de fevereiro

Gazeta Rondônia

A 2ª Chamada do Processo Seletivo Unificado (PSU 2023/1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi publicada na terça-feira (24/1). Os convocados são dos cursos técnicos nas modalidades integrado, subsequente e concomitante ao ensino médio e dos cursos de graduação. De acordo com o cronograma, o envio de documentos pelos convocados para matrícula em 2ª Chamada ocorrerá de 25 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023, seguindo as quatro etapas da pré-matrícula até a confirmação da matrícula, tudo de forma on-line.

Os editais e resultados estão publicados em https://selecao.ifro.edu.br/unificado. O candidato convocado deverá realizar a matrícula, através do Sistema Unificado de Administração Pública ‒ SUAP/IFRO, seguindo as instruções contidas no “Tutorial de Matrícula”, disponível no Portal de Seleção do IFRO: https://selecao.ifro.edu.br/. A seleção ofertou vagas para o primeiro semestre de 2023. Ao todo, serão 3.636 novos alunos para os 10 campi da instituição no início deste ano.


A documentação necessária para matrícula em cada modalidade de ensino e as comprovações requeridas para as vagas destinadas às Ações Afirmativas/Cotas Sociais e de Pessoas com Deficiência (PcD) estão relacionadas em cada edital. Conforme a Coordenadora de Exames e Admissão do IFRO, Carla Adriele Ramos Coêlho, o candidato deverá acompanhar atentamente o sistema de matrícula durante todo o período de análise de documentos, especialmente porque não há notificação caso haja pendências em sua documentação. “Por isso é necessário verificar o sistema durante todo o período de análise documental. Já a confirmação da matrícula será feita no e-mail cadastrado na inscrição”, esclarece.
 
Matrícula

A matrícula nos cursos do IFRO, de acordo com o Tutorial de Matrícula, é subdividida em 4 etapas. Os documentos são recebidos até às 18h (conforme o horário oficial de Rondônia) do último dia de cada prazo, sendo que os aprovados podem enviar documentação inclusive aos finais de semana e feriados compreendidos nesse período.
  • 1ª ETAPA: O candidato deverá encaminhar a documentação para análise. Esta etapa vai do 25/1/2023 até as 18h do dia 3/2/2023;
  • 2ª ETAPA: A Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA de cada campus analisará a documentação do candidato, deferindo ou indeferindo a matrícula. Quando a matrícula é deferida, o candidato é matriculado e recebe a confirmação por meio do e-mail cadastrado no sistema de inscrição. A etapa vai do dia 25/1/2023 a 7/2/2023 (até as 18h);
  • 3ª ETAPA: Retificação de documentos após análise da documentação descrita na 1ª Etapa, caso haja divergências, o candidato deverá retificar a documentação, observando o prazo estabelecido no cronograma. Esta etapa inicia no dia 25/1/2023 e termina às 18h do dia 9/2/2023;
  • 4ª ETAPA: Após o prazo para retificação da documentação para matrícula, nova análise é feita pela Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA de cada campus e, estando de acordo, a matrícula do candidato é confirmada. Caso contrário o candidato perderá a vaga. Esta última etapa ocorre entre os dias 25/1/2023 e 13/2/2023 (até as 18h).
A Convocação em 3ª Chamada está prevista para o dia 16/2/2023 (publicação após às 18h). Para conferir as listas com as convocações em 2ª Chamada, acesse conforme a modalidade:

Cursos integrados: https://bit.ly/IFRO-int-2023 
Cursos concomitantes: https://bit.ly/IFRO-conc-2023 
Cursos subsequentes: https://bit.ly/IFRO-sub-2023 
Cursos de graduação: https://bit.ly/IFRO-grad-2023 
 
Contatos

O candidato que necessitar esclarecer dúvidas, colher informações, explicações e/ou orientações sobre o Processo Seletivo Unificado – PSU 2023/1, deverá encaminhá-las aos seguintes e-mails:
 
Processo Seletivo no IFRO
Ofertando ensino público e gratuito, o IFRO não cobra taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. As vagas são distribuídas entre ampla concorrência, vagas reservadas às ações afirmativas/cotas sociais (pretos, pardos e indígenas), pessoas com deficiência e para o ensino superior há ainda reserva de vagas para egressos que concluíram o ensino médio na própria instituição. Fonte: ASCOM


Notícias Relacionadas »
Comentários »