27/01/2023 às 11h54min - Atualizada em 27/01/2023 às 11h54min

Como sair de um relacionamento tóxico?

Gazeta Rondônia

Quando entramos num relacionamento, criamos uma série de expectativas acerca do nosso parceiro, que, com o passar do tempo, passam a ser frustradas e podem até criar uma ligação abusiva com o nosso companheiro. 

Um relacionamento tóxico é aquele onde o nosso parceiro passa a explorar as nossas fraquezas, sejam elas físicas ou emocionais, para tirar vantagem em alguma determinada situação. 

Existem diversos tipos de abuso que podem ser realizados dentro de um relacionamento, seja ao diminuir a sua capacidade, ciúmes e possessividade, e, em casos mais graves, violência física ou emocional. 

Além disso, existem pessoas que acabam traindo os seus parceiros com serviços de acompanhantes, atrás de uma sugar mommy, e acabam não percebendo que estão magoando os seus parceiros e ferindo a sua saúde mental.

Pensando nisso, separamos uma série de dicas que possa te auxiliar a superar um relacionamento tóxico:

 

Fortaleça a sua saúde mental

Apesar de conseguir identificar que está em uma união tóxica, muitas pessoas acabam não conseguindo sair desse relacionamento devido à uma grande dependência emocional que foi construída sobre o seu parceiro. 

Se este for o seu caso, não precisa entrar em pânico. Saiba que isso é mais comum do que você imagina e que é sim possível conseguir se livrar dessa relação de dependência. 

Para isso, o primeiro passo a ser tomado é tentar investir em terapia, ou, caso você ainda não tenha condições para isso, em alguma atividade que seja capaz de te ajudar a fortalecer a sua saúde mental.

 

Priorize um tempo sozinha

Ficar sozinho nem sempre é algo fácil, entretanto, você pode tentar fazer isso aos poucos através de atividades simples como: ir ao cinema sozinha; apreciar uma refeição em um restaurante que você goste; fazer uma atividade física; viagens curtas de fim de semana; sair com os amigos, entre outros.

 

Procure ajuda

Caso o nível de toxicidade do seu relacionamento esteja te sufocando ou te gerando perigo, é importante que você busque ajuda, para que assim possa evitar o pior. Por isso, é sempre relevante que você denuncie qualquer tipo de violência, preservando a sua saúde e a dos seus entes queridos.  Fonte: Júlia de Almeida. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »