Gazeta Rondônia Publicidade 728x90
14/02/2023 às 14h08min - Atualizada em 14/02/2023 às 14h08min

Vereador é preso em operação contra atos em Brasília

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um vereador de Inhumas que aparece em vídeos durante a invasão ao Congresso Nacional foi preso nesta terça-feira (14) pela Policia Federal durante mais uma etapa da Operação Lesa Pátria. José Ruy (PTC) foi levado para Goiânia, onde presta depoimento.

O vereador aparece em um vídeo que viralizou nas redes sociais ao caminhar e acenar para a câmera enquanto estava no telhado do Congresso, depois de furar o bloqueio que havia no acesso à Praça dos Três Poderes (veja acima).

O advogado Jackson Vagner Nascimento de Souza , assessor jurídico da Câmara Municipal, informou que o vereador estava no ato em Brasília no dia 8 de janeiro, “mas que não há envolvimento dele em atos vandalismo”.

Guilherme Vilela Pato Rezende, advogado do vereador, informou que estava acompanhando a situação e poderia dar mais informações apenas após o depoimento do político.

Ao todo, essa nova etapa da operação tenta cumprir oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. Os alvos estão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo

A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente e os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes:

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • associação criminosa;
  • incitação ao crime;
  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

 

A qualificação dos crimes, porém, só deve ser feita ao fim das investigações, quando houver denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público. Fonte: G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »