Gazeta Rondônia Publicidade 728x90
19/02/2023 às 11h10min - Atualizada em 19/02/2023 às 11h10min

Cerejeiras se destaca como um dos municípios que mais exporta produtos do agronegócio de Rondônia

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Rondônia, em 2022, obteve um salto nas exportações. Segundo o Comex Stat 2022, no comparativo com o ano anterior, 2021, houve um aumento de 38% nas exportações realizadas. Esse aumento representou 600 milhões de dólares em exportações. O saldo da balança, calculado ao fim do ano, foi de 476 milhões de dólares, o que representa um aumento de 49% quando comparado ao saldo do ano anterior.

O país que mais importou de Rondônia foi a China, com cerca de 382 milhões de dólares durante o ano de 2022. Seguindo de perto, os Países Baixos são parceiros importantes do Estado, com 173 milhões de dólares. Espanha, Turquia e Estados Unidos também estão entre as grandes posições de parcerias, com 157 milhões de dólares, 128 milhões de dólares e 116 milhões de dólares, respectivamente.

Os principais produtos exportados foram: soja, carne bovina, milho, madeira e minério de estanho. Os municípios que mais exportaram foram Vilhena, Porto Velho, Rolim de Moura, Cerejeiras e Jaru. 

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, Sérgio Gonçalves, o processo de exportação é de extrema importância às empresas. “A Invest Rondônia tem realizado um importante trabalho com os empresários e municípios, para elevar ainda mais esses números nos próximos anos”, destacou o secretário. 

Para o governador Marcos Rocha, Rondônia está no caminho certo. “Esses dados apresentam o reflexo das diversas parcerias comerciais do nosso Estado e, com o aumento das exportações, as empresas também aumentam a geração de emprego e renda para os rondonienses”, afirmou.   

AÇÕES DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, órgão central do sistema governamental do desenvolvimento econômico de Rondônia, tem contribuído para o aumento de aberturas de empresas, empregos e atração de investimentos com políticas públicas, como: Programas de Incentivo Tributário – PIT, Incentivo Locacional, Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial de Rondônia – Fider, INVEST Rondônia, Geração Emprego, Proampe, Hub.Ro e Geointeligência. Fonte: SECOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »