11/03/2021 às 20h12min - Atualizada em 11/03/2021 às 20h12min

Índigenas criam programação para turistas com trilhas por aldeias, aulas de arco e flecha e pintura corporal

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O povo indígena Umutina-Balatiponé de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, criou uma programação com atividades recreativas para receber turistas nas aldeias da região. As atividades incluem contação de histórias, oficina de arco e flecha, pintura corporal e trilhas pelo território. A região possui três biomas, a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal.

Nesta semana foi realizado o seminário ‘Vivência Umutina, Para Onde Vamos?’, o qual o grupo desenvolveu o itinerário da vivência, que será realizada na região. O projeto foi aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) no edital MT Nascentes.

De acordo com o coordenador do projeto, Isaac Amajunepá, a definição das atividades na região foi definida junto a dois guias de turismo.

Segundo ele, ainda durante o seminário de preparação, cada comunidade e liderança apresentou as atividades que gostariam de desenvolver, e, com base nisso, foi construído o itinerário.

Conforme a programação, os turistas poderão conhecer seis aldeias da região, com trilhas pela mata.

Ainda segundo Isaac, a primeira vivência deve acontecer até o final de março, conforme prevê o cronograma do projeto.

Por causa da pandemia do coronavírus, as atividades podem ser prorrogadas. No entanto, segundo o grupo, a comunidade está utilizando esse tempo para se preparar e assim que for possível receber os visitantes em seu território. Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »