Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação de combate a fraudes no Auxílio Emergencial. A corporação cumpriu mandados de busca e apreensão, além de prisão preventiva no município de Bacabal (MA).
De acordo com a investigação, os valores oriundos dos benefícios de Auxílio Emergencial eram suprimidos das contas das vítimas e destinados ao pagamento de boletos bancários do principal investigado.
De acordo com a PF, o suspeito poderá responder pela prática dos crimes de furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A Justiça determinou medidas de sequestro de bens e bloqueio de valores para ressarcimento do prejuízo à União.
Além dos instrumentos utilizados para falsificação, os agentes apreenderam documentos falsos, mais de R$ 300 mil em espécie e munições sem autorização. Também foram apreendidos no local araras e pássaros da fauna silvestre sem autorização.
A operação é resultado da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE). A parceria conta com a participação da Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Cidadania, Caixa Econômica, Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).