24/03/2023 às 19h20min - Atualizada em 24/03/2023 às 19h20min

Pesquisador de Rondônia conquista 1ª colocação em premiação nacional de Ciência e Tecnologia em São Paulo.

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O pesquisador Luis Francisco de Machado Pfeifer, amparado em suas pesquisas pela Fundação Rondônia (FAPERO), órgão de fomento à pesquisa do Governo de Rondônia, conquistou a 1ª colocação na premiação nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação realizado pelo Conselho das Fundações de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e à Pesquisa em parceria institucional com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil.
 

O pesquisador foi agraciado na Categoria Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação Para o Setor Público e engrandece, por meio do Governo de Rondônia (FAPERO), o incentivo à pesquisa e inovação tão importantes para o desenvolvimento regional e do país.
 
A cerimônia da premiação ocorreu nesta 5ª feira, 23 de março, durante o Fórum Nacional Conpaf em São Paulo (SP).
 
O objetivo da premiação é reconhecer pesquisadores que se destacaram em pesquisas, cujos resultados geraram conhecimento e contribuíram com o desenvolvimento e o bem-estar da população em geral.
 
Luiz Francisco Machado Pfeifer é médico veterinário, Doutor em Melhoramento e Reprodução Animal; Pós-Doc pela University of Saskatchewan (Canadá) e na UFPel/RS (Faculdade de Veterinária). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq, Amazonpec. É amparado pela Fundação Rondônia (FAPERO) através do Programa PAP/ Universal em Ciências Agrárias.
 
Entre as ferramentas desenvolvidas a partir das pesquisas, destaca-se o Sagabov, dispositivo que permite ao produtor rural avaliar de forma rápida e precisa, o acabamento da carcaça dos bovinos destinados ao abate. Pfeifer desenvolveu também o Vetscore, uma ferramenta simples, formada por duas réguas, que permite ao produtor obter informações precisas sobre a condição corporal do animal e, a partir delas, selecionar animais mais adequados, resultando em maior ganho em fertilidade e produção de leite. 
 
O Prêmio CONFAP de CT&I é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »