29/03/2023 às 08h36min - Atualizada em 29/03/2023 às 08h36min

CMDCA realiza 9ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente nesta quinta-feira (30) em Cerejeiras

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Cerejeiras - CMDCA, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e apoio da Prefeitura Municipal, convida toda a sociedade para participar da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a finalidade de analisar, definir e deliberar as ações e diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 em suas vidas e restituição dos direitos pós-pandemia nas políticas públicas.

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada nesta quinta-feira, 30 de março de 2023, na sede da Associação de Meninos e Meninas dos Trabalhadores de Cerejeiras – AMMTC, localizada na Avenida Brasil nº. 1321, aos fundos da Creche Isabel Oliveira, Bairro Floresta,   com início às 07h e previsão de término às 16h.


A realização da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cumpre as disposições da Resolução do CONANDA nº 227/2022.

O evento terá como tema central: “Situação dos direitos humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” com palestras ministradas por Marcia Cristina Tesser e pelo pastor da Igreja Luterana do Brasil de Cerejeiras, Carlos Henrique Schineider.
 
Programação da 9ª Conferência:

7h – Credenciamento, entrega de Crachás e material

8h - Solenidade de Abertura, composição de mesa e fala das autoridades.

08h45min - Leitura e aprovação do regimento interno da Conferência.

9h - Coffe Break

9h15min - Palestras sobre o tema central

11h30min - Pausa para almoço

13h Retorno e Discussão em Grupo – Eixo Temáticos e Encaminhamento das propostas.

14h - Apresentação em plenária

15h - eleição dos delegados que irão participar da conferencia estadual

16h – Encerramento do Evento e entrega do certificado de participação.
 
A representante do Conedca e uma das palestrantes no evento Marcia Cristina Tesser, afirmou que esse período de conferencia é de extrema importância para debater e pensar juntamente com crianças e adolescentes medidas para reduzir os danos causados pela Covid-19. As políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil precisam ser preservadas e adequadas ao momento atual e planejadas para o futuro próximo.

 
“Entre as questões mais urgentes estão a proteção contra todas as formas de violência, que apresentaram um aumento alarmante, a promoção de ações de cuidados à saúde mental, além da implementação de medidas de compensação à interrupção da frequência à escola e a promoção de assistência e proteção aos grupos de riscos”. Destacou Márcia Tesser.

As políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil precisam ser preservadas e adequadas ao momento atual e planejadas para o futuro próximo.
 
Segundo o servidor público municipal Sebastião Sampaio, presidente do CMDCA de Cerejeiras, a participação de toda sociedade nesta conferência é de sua importância para a elaboração de propostas e escolha dos delegados para conferência estadual e nacional.

 
“Para executarmos projetos adequados às crianças e adolescentes, é fundamental a participação social da comunidade nas conferências, especialmente de crianças e adolescentes do nosso município. Nosso objetivo é a defesa dos direitos da criança e adolescente pós pandemia da Covid que é o eixo central, queremos também dar voz as nossas crianças e adolescentes, por isso a importância da participação de toda sociedade em especial nossos estudantes e universitários. As propostas oriundas da conferência serão ponto de partida para as políticas públicas desenvolvidas pelo executivo municipal". Destacou Sampaio.
 
Currículo dos palestrantes:
 
Marcia Cristina Tesser - Formação:  Graduada em Ciências Contábeis, Matemática e Gestão Pública, Graduanda em Gestão de Recursos Humanos e em educação profissional e tecnológica, Especialista em Governança Pública e Gestão Administrativa, Gestão em Educação à distância, Mentoria e Docência em Educação Profissional e Tecnológica e especializanda em MBA Gestão de Instituições Públicas, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, Servidora Pública Federal lotada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRO – Campus Ji-Paraná, Membra do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente – CONEDCA e coordenadora do Fórum DCA Rondônia.

Carlos Henrique Schineider é pastor Luterano com graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil, com Mestrado em Ciências da Educação e Doutorando pela Universidade Columbia Del Paraguay. Além de pastor da Igreja Luterana de Cerejeiras é vice-presidente da Associação de Meninas e Meninas dos Trabalhadores de Cerejeiras (AMMTC), membro do Conselho Antidrogas de Cerejeiras (CADCER), membro do Conselho Estadual do direito da Criança e Adolescente (CONEDCA), do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente de Cerejeiras (CMDCA) e do Conselho da Comunidade de Execuções Penais.



Fonte: Gazeta Rondônia.
 
 
 
 
 
 
 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »