O deputado Ezequiel Neiva (União Brasil) prestigiou na manhã desta terça-feira (18), no Comando Geral da Polícia Militar, em Porto Velho, a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS). Com a realização do curso, 228 2º sargentos foram habilitados para a promoção de 1º sargento. O parlamentar destaca que o curso garante a melhor qualificação de policiais militares. Disse que a população é a maior beneficiada com o aperfeiçoamento dos militares.
O evento contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel James Alves Padilha, do deputado Ribeiro do Sinpol (Patriotas), e do secretário de segurança institucional da Assembleia Legislativa, tenente-coronel Lourenço.
Sargento da Reserva da Polícia Militar, o deputado Ezequiel Neiva fez gestão junto ao governador Marcos Rocha, para que o governo realizasse o CAS. O parlamentar ressalta que a promoção ocorrerá com a disponibilidade de vaga e preenchimento dos pré-requisitos, sendo um deles o curso de aperfeiçoamento de sargento.
Lei do Interstício
Em 2022, Ezequiel Neiva apresentou uma emenda para alterar a lei que limitava a promoção de militares. Com a alteração proposta por Neiva e aceita pelos demais deputados, os policiais militares ou bombeiros militares nas graduações de terceiro sargento; segundo sargento e primeiro sargento, foram beneficiados com o interstício (tempo de espera) reduzido para as respectivas promoções.
Havendo vagas, o Governo pode reduzir o interstício, ou seja, diminuir o tempo para a promoção, garantindo ascensão na carreira de militares e bombeiros.
Aperfeiçoamento a sargento e subtenente
Comandante do Centro de Ensino da Polícia Militar e coordenador do curso, o tenente-coronel Rodrigo Arivabene detalha que o curso também é preparatório para subtenente. Disse que o CAS cumpriu a função de aperfeiçoar os 2º sargentos a funções de maiores responsabilidades, que envolvem o planejamento de ações na corporação. Citou que foram 492 horas de curso, à distância, sendo que os policiais tinham as cidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena como polos de apoio.