02/06/2023 às 23h22min - Atualizada em 02/06/2023 às 23h22min

Rondônia se destaca com crescimento expressivo na abertura de empresas

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Mais de 24 mil empresas foram abertas em Rondônia no ano passado, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia. O número de empreendimentos abertos no estado evidencia o vigor e o potencial econômico da região.

Uma análise de dados minuciosa, feita por especialistas, mostra que fatores como isenção de taxas e incentivos fiscais têm sido peças fundamentais na consolidação do empreendedorismo.


O empresário Gabriel Mancine explica que essas políticas, adotadas tanto pelo governo estadual quanto por municípios, têm estimulado a abertura de negócios e atraído investidores interessados em explorar o promissor mercado local.
 
"Os números impressionantes de empresas abertas em Rondônia refletem a conjunção de um ambiente favorável ao empreendedorismo e uma gestão pública atenta às demandas do setor privado. A isenção de taxas e os incentivos fiscais concedidos incentivam a criação de novos negócios, e estimulam o crescimento econômico e a geração de empregos na região”, comentou.

O Microempreendedor Individual (MEI) é a modalidade mais comum, responsável por mais de 50% dos registros.
 
"Rondônia apresenta um cenário propício para o empreendedorismo, com uma localização estratégica e um mercado consumidor em constante expansão. A adoção de políticas públicas que desburocratizam a abertura de empresas e oferecem benefícios fiscais fortalece o ecossistema empreendedor, atraem investidores e fomentam a inovação”, completou.

Segundo o empresário, esses números expressivos também são reflexo do esforço conjunto entre o setor público e privado em estimular o empreendedorismo e a diversificação da economia em Rondônia.
 
“O governo do estado tem desenvolvido programas de capacitação e apoio aos empreendedores, fornecendo recursos técnicos e financeiros para o crescimento sustentável dos negócios locais. A abertura de novas empresas impulsiona a economia, cria postos de trabalho e fortalece a competitividade local. É uma estratégia eficaz para o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades sociais”, concluiu.

Os principais setores

Ao todo, Rondônia tem mais de 128 mil empresas ativas, sendo o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios o setor predominante, com mais de 9 mil empresas. O setor de cabeleireiros, manicure e pedicure fica em segundo lugar no ranking, com cerca de 5,5 mil empresas:
 
Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios: 9.111

Cabeleireiros, manicure e pedicure: 5.587

Obras de alvenaria: 3.416

Minimercados, mercearias e armazéns: 3.259

Promoção de vendas: 3.157

Lanchonetes, casos de chá, de suco e similares: 3.004

Restaurantes e similares: 2.734

Comércio varejista de bebidas: 2.445

Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças: 2.321

Atividades de estética ou outros serviços de cuidados com a beleza: 2.213

Tempo de abertura da empresa

Uma pesquisa do MDIC mostra que, no ano passado, o tempo total de abertura de empresas no estado foi de 12 horas para a viabilidade e duas horas para o registro, levando o total de 14 horas para finalizar o processo. Ficando em 10° colocação no ranking de tempo total de abertura de empresas.

Em Porto Velho o tempo total cai para 13 horas, sendo 10 horas para viabilização e três horas para o registro, e a capital ficou em 16° colocação no ranking de tempo total.
 
Fonte: G1.
 
 
 
 
 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »