12/06/2023 às 15h38min - Atualizada em 12/06/2023 às 15h38min

Em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, LBV reforça suas atividades socioeducativas de prevenção ao ciclo do trabalho infantil e destaca relevância do assunto

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Não há dúvidas de que algumas vezes as pessoas precisam de instantes para respirar, para organizar ideias e pensar em decisões em suas vidas. Para muitas, nem sempre há essa possibilidade de escolher qual caminho seguir nem mesmo um momento sequer de lazer. É nesse sentido que crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil se encontram. Ao pensar sobre a importância desse tema, vale refletir: “Como foi sua infância?”
 

 
 
O período do nascimento até os seis anos de idade é chamado de primeira infância e constitui um período sensível para o desenvolvimento de diversas habilidades. Os estímulos e as situações vivenciadas pelas crianças nos primeiros anos de vida ajudam a moldar a personalidade e são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades mais complexas em fases posteriores da vida.
 
 
O relatório publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta sobre o aumento de 8,4 milhões de casos de trabalho infantil entre 2016 e 2020. Por causa da pobreza e da falta de possibilidades para o desenvolvimento, esse cenário afetou 160 milhões de crianças e adolescentes em todo o globo.
 
 
Perfil econômico
Novas análises sugerem um crescimento das estatísticas impulsionado pela pandemia. No Brasil, milhões de crianças têm sua infância roubada todos os anos em decorrência dessa triste realidade. Advindas de famílias extremamente vulneráveis e que enfrentam situação de alta miséria e desigualdade social, as novas gerações acabam sendo obrigadas a trabalhar para aumentar a renda familiar.
 
 
Fora da escola
Apesar de estar na faixa etária de educação obrigatória, grande parte das crianças é excluída da escola, o que afeta severamente as perspectivas de trabalho na juventude e na idade adulta, bem como seu potencial de vida em geral. Colocando em risco a saúde, a segurança e o desenvolvimento moral desse público.
 
 
Um bom combate
Embora o panorama atual apresente números assustadores, existem iniciativas de órgãos e entidades que lutam para combater esse quadro. O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho, é um exemplo desse enfrentamento à violação dos direitos infantis. Nesse sentido, a Legião da Boa Vontade (LBV) une esforços junto à sociedade e em suas unidades socioeducacionais espalhadas pelas cinco regiões brasileiras, atua diariamente com ações preventivas contra o ciclo do trabalho infantil e seus possíveis desdobramentos, como exemplo, a evasão escolar e trabalha para que milhares de meninas e meninos de famílias em vulnerabilidade tenham seus direitos assistidos, boas lembranças da infância, bem como oportunidades de crescimento e uma vida mais saudável.
 
 
Junte-se à essa causa e ajude a investir no futuro da infância hoje. Saiba mais em www.lbv.org.br.
 
 
Fonte: Assessoria LBV.
 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »