15/11/2023 às 10h22min - Atualizada em 15/11/2023 às 10h22min

Proclamação da República: Vinicius Miguel convida rondonienses para uma reflexão sobre o 15 de novembro

Professor e advogado Miguel destaca os desafios atuais da República brasileira e convoca à reflexão sobre os ideais democráticos no Dia da Proclamação

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

No Dia da Proclamação da República, o professor e advogado especializado em direitos fundamentais, Vinicius Miguel, compartilha reflexões sobre o atual panorama da República brasileira, destacando a distância entre os ideais republicanos e a realidade do país.

Há 134 anos, a Proclamação da República trazia consigo a promessa de progresso, baseada nos princípios do positivismo de Augusto Comte. No entanto, conforme observado por Miguel, até hoje os ideais republicanos continuam distantes da realidade brasileira.


Vinicius Miguel ressalta ainda que a corrupção, a falta de representatividade dos interesses da população e a perpetuação de privilégios são desafios que ainda precisamos superar para a consolidação dos valores republicanos. 

 
"Para alcançarmos uma verdadeira República, devemos promover a transparência, a participação cidadã, a justiça social e a ética na política, reafirmando constantemente nosso compromisso com os ideais de liberdade, igualdade e justiça para todos", conclui o advogado.

Miguel incentiva todos os brasileiros a refletirem sobre o significado da República neste dia comemorativo, chamando à ação para um comprometimento renovado com os valores fundamentais que regem uma República verdadeiramente democrática.

SOBRE VINICIUS MIGUEL - Advogado especialista em direitos fundamentais e professor da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius Miguel é especializado em Administração Pública, mestre em Política Internacional e doutor em Ciência Política.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ou comentários.

Fonte: Carolina Mello.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »