30/03/2021 às 17h10min - Atualizada em 30/03/2021 às 17h10min

Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Zootecnia estão entre as vagas ofertadas gratuitamente no processo seletivo do IFRO

Inscrições para os cursos superiores encerram dia 4 de abril

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Dentre as formações com inscrições abertas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), estão os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Zootecnia. As inscrições estão abertas até 4 de abril de 2021 no site de seleção.

No Campus Colorado do Oeste, o único a ofertar a Tecnologia em Gestão Ambiental, são 40 vagas para o curso que possui duração de 2,5 anos. A formação é voltada para as áreas de sustentabilidade, gestão da poluição, recursos hídricos, saneamento ambiental, gestão de resíduos, energias, planejamento urbano, unidades de conservação, impactos e licenciamento ambiental, sistemas de gestão ambiental e auditoria ambiental, com visão atenta às questões socioeconômico-ambientais e capacidade de solucionar problemas de manejo ambiental e empregar as tecnologias agregadas aos meios produtivos, criando alternativas viáveis para um desenvolvimento sustentável em diversos setores da economia.

Segundo a acadêmica Maria de Fátima Silva Costa, nos cinco períodos de curso, sua formação contou com muitas aulas práticas e teóricas, mais projetos de pesquisas, “tudo para uma formação de qualidade e excelência, a profissão de gestora ambiental é multidisciplinar, ou seja, na hora de sua atuação ela pode escolher entre licenciamento ambiental, auditoria ambiental, laboratórios, reciclagem, dentre outros”.

A Professora Calina Grazielli Dias Barros enfatiza que o curso superior Gestão Ambiental “tem por objetivo habilitar profissionais técnicos em gestão ambiental para planejamento, gerenciamento, implantação, monitoramento e avaliação de atividades na área de gestão ambiental, como licenciamento ambiental, avaliações de impactos ambientais, estudo de impactos ambientais, relatórios de impactos ambientais, bem como a formulação, a avaliação e a interpretação de laudos”.

O profissional formado na Tecnologia em Gestão Ambiental poderá atuar em programas de gerenciamento de resíduos, na gestão de recursos hídricos e de áreas naturais protegidas, bem como colaborar na execução de políticas públicas e na difusão de tecnologias sustentáveis que contribuam de forma eficiente com o meio ambiente.
 
Ciências Biológicas

A Licenciatura em Ciências Biológicas é uma oferta de três campi do IFRO: Guajará-Mirim, Ariquemes e Colorado do Oeste. Todas as unidades possuem 40 vagas cada, para o curso que tem duração de quatro anos e horário de aulas noturno.

 Alice Fernanda da Silva Nogueira do Carmo é licencianda no Campus Colorado do Oeste. “Durante a minha formação eu tive oportunidade de participar de projetos de ensino e de obter ensino de qualidade e ter excelentes professores. Se você se interessa em estudar a vida, a educação e a evolução, vem pro IFRO você também!”, convida.

O Professor de Biologia e Coordenador de curso no Campus Colorado, Diego Soares Carvalho, explica que “o foco do curso é formar professor para atuar na educação básica, em ciências no ensino fundamental 2 e em biologia no ensino médio. O curso conta com corpo docente altamente qualificado, equipe multiprofissional, programa de bolsa de iniciação à docência, programa de residência pedagógica, área ampla para atividades de campo, mobilidade estudantil no país e também no exterior, e possibilidade de participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

O licenciado em Ciências Biológicas formado pelo IFRO está preparado para o exercício do magistério nas disciplinas de Ciências Biológicas, Biologia e outras que envolvem os conteúdos dessas áreas, no ensino fundamental, no ensino médio e na educação profissional técnica de nível médio. Será um profissional que saberá elaborar e aplicar programas, projetos e planos para a educação básica e os cursos técnicos de nível médio, coerentes com os novos Parâmetros Curriculares Nacionais, as diretrizes da educação profissional e a práxis educativa, para que haja a consequente melhoria do ensino de Ciências e de Biologia.

Além disso, poderá atuar em pesquisas e promover a difusão do conhecimento; analisar, selecionar e produzir materiais didáticos de Biologia; avaliar impactos da ação humana e da natureza. Pode também atuar na formulação e na elaboração de estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos.
 
Zootecnia

O curso de Zootecnia é ofertado pelo IFRO nos Campi Cacoal (40 vagas) e Colorado do Oeste (36 vagas). O curso é em turno integral e possui duração de cinco anos. O crescimento do setor de serviços e produtos para pets reflete positivamente na geração de emprego para o zootecnista, que pode atuar na indústria de alimentos animais. A qualidade da carne e de outros produtos de origem animal é igualmente fundamental para manter as exportações brasileiras.

Deve-se levar em consideração que o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente, não apenas quanto ao sabor, ao controle sanitário e ao valor nutritivo da carne que consome, mas também com relação às condições de criação dos rebanhos. A qualidade precisa ser garantida ao longo de toda a cadeia produtiva, e esse é o principal campo de atuação do profissional.

A acadêmica Gabriella Rodrigues de Freitas, que está no oitavo período do Bacharelado de Zootecnia no Campus Colorado do Oeste, conta que o IFRO “proporciona muitas possibilidades, podendo fazer parte de um grupo de pesquisas na área em que você se identifica, concorrer a bolsas de projetos, a projetos de extensão, a monitorias e também a auxílios para estudantes de fora, sem contar nas estruturas na área de agrárias, com práticas e fácil acesso aos animais. Sem contar com o corpo docente, com mestrado e doutorado”.

“No IFRO você tem muito apoio nas áreas das artes, esportes e robótica, além de eventos feitos pelos próprios alunos e professores para os visitantes”, diz Gabriella, completando que a instituição “dá muitas oportunidades em relação aos estágios, te norteando a vários caminhos em lugares renomados”.

O Coordenador do Curso de Zootecnia no Campus Colorado do Oeste, Fagton de Mattos Negrão, ressalta que o agronegócio e as cadeias produtivas do setor agropecuário são de suma importância econômica e social para o país e para os estados com aptidão agrícola, como Rondônia. “É evidente a demanda de profissionais competentes para auxiliar os produtores rurais e contribuírem com a manutenção e desenvolvimento tecnológico do agronegócio”.

“O principal objetivo é a formação sólida de profissionais para atuarem nas áreas de gerenciamento de empresas do setor zootécnico, assessorar diversos segmentos e atuar em pesquisa, ensino e extensão”, mostra o docente.

As áreas de atuação possíveis para os egressos do IFRO em Zootecnia são fazendas, empresas agropecuárias, cooperativas rurais e de crédito, indústrias de nutrição animal, laticínios, frigoríficos, empresas de pesquisa, universidades e zoológicos. Além de nutrição animal, zootecnia de precisão, bioclimatologia e bem-estar animal. As criações de suínos, gado de corte e leite, além de aves, são as que mais empregam.

“Destaco que o Curso de Bacharelado em Zootecnia do IFRO Campus Colorado do Oeste está fundamentado sobre quatro pilares: melhoramento genético, nutrição, sanidade e administração. Assim, os zootecnistas podem atuar em qualquer atividade de Produção Animal, desde Estudos de Viabilidade Mercadológica, Técnica e Financeira, passando pela Concepção e Execução do Projeto, até ao Desenvolvimento de Dietas Nutricionais; Fábricas de Ração; Indústria de Alimentos Animais; Empresas de Produção Animal; Zoológicos; Representação e Venda de Produtos relacionados com a Produção Animal; Manejo e Criação de Animais Silvestres; Implantação, Nutrição e Manejo de Pastagens”, realça o Professor Fagton.

Para finalizar, ele faz o convite: “Pretendemos oferecer subsídios para a construção de saberes e competências capazes de contribuir para o engrandecimento da sociedade nos seus pilares social, econômico e ambiental de forma sustentável. Aproveite que o processo seletivo para cursos de graduação do IFRO está aberto e se inscreva de graça”.
 
PS IFRO 2021/1

O Processo Seletivo do IFRO (PS 2021/1), com ingresso no 1º semestre de 2021, está com inscrições abertas para 946 vagas em cursos de graduação. As inscrições vão até 4 de abril de 2021 e podem ser realizadas no site de seleção.

As vagas são na modalidade presencial, distribuídas em oito campi da instituição: Ariquemes (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica), Cacoal (Matemática, Geografia, Zootecnia e Agronegócio), Colorado do Oeste (Zootecnia, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Medicina Veterinária), Guajará-Mirim (Ciências Biológicas), Jaru (Medicina Veterinária), Ji-Paraná (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Florestal e Licenciatura em Química), Porto Velho Calama (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Física) e Vilhena (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Matemática e Arquitetura e Urbanismo).

Os cursos do IFRO são públicos e gratuitos, não sendo cobrada taxa de inscrição, de matrícula ou mensalidade.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo 2021/1, clique AQUI.

Fonte: AAcom IFROs

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »