03/09/2023 às 11h24min - Atualizada em 03/09/2023 às 11h24min

Mais de 300 casos de violência contra idosos foram registrados no primeiro semestre de 2023 em Rondônia

Ocorrências ultrapassam os registros do ano anterior, que foram 227 denúncias feitas no mesmo período.

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Rondônia registrou aumento no número de denúncias de violência contra idosos no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Segundo o MDHC, foram registradas cerca de 267 denúncias de violência contra idosos nos primeiros seis meses do ano. As ocorrências ultrapassam as do ano anterior, com 227 denúncias feitas no mesmo período.


Os dados revelam uma tendência de aumento da violência contra idosos na região. Entre os meses analisados, abril se destacou com 62 denúncias, seguido por fevereiro, com 50 ocorrências registradas.
 
O levantamento aponta ainda que o mês de julho, com 74 denúncias, também registrou aumento considerado no número de violência contra idosos.

Até o momento, foram feitas 368 ocorrências, dessas 196 indicaram a 'casa da vítima' como o local com o maior índice de casos registrados. O segundo local onde ocorrem mais violações é também na casa da vítima, onde o agressor reside.

Como denunciar?

Denúncias podem ser feitas por telefone, WhatsApp, Telegram, e-mail, pelos sites de órgãos públicos, pelo aplicativo Direitos Humanos e até mesmo, indo diretamente nas sedes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Em Porto Velho, o Creas fica localizado na Av. Pinheiro Machado, 1718, bairro São Cristóvão. Também é possível ligar para os seguintes números:

Disque 100

Disque 190


A pena para quem comete esse tipo de crime varia entre 2 meses a 1 ano de reclusão em unidade prisional. Dependendo do nível de gravidade da violência, a pena pode ser maior.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.
 
Fonte: G1.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »