05/09/2023 às 11h06min - Atualizada em 05/09/2023 às 11h06min
Influenciadora com meio milhão de seguidores, estelionatária golpista da OLX é presa
Gazeta Rondônia
Dona de um perfil no Instagram com meio milhão de seguidores, a vendedora de carros Viviane Pereira dos Santos, 37 anos, conhecida como a “Golpista da OLX”, foi presa preventivamente por equipes da 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural). A prisão ocorreu nesta segunda-feira (4).
A golpista já havia sido alvo de operação da Polícia Civil em 30 de junho deste ano por crimes de estelionato.
Apenas neste ano, Viviane figura como autora em 44 ocorrências policiais registradas. O rol de motivos é imenso e passa por crimes de ameaça, estelionato e vias de fato. O site do Metrópoles teve acesso a documentos que tramitam no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e conversou com vítimas e vizinhos da loja de Viviane Pereira, na Cidade do Automóvel.
Pouco antes de ser presa pela PCDF, a golpista da OLX havia gravado vídeos e postado fotos em seu perfil no Instagram. Em um dos vídeos, ela afirma que ninguém a sustenta ou paga suas contas.
“Vocês que lutem para tentar me derrubar”, diz a narração no vídeo postado pela estelionatária.
“Trabalho com a polícia ou com o PCC”
Um dos processos mais polêmicos de Viviane diz respeito a ameaças. No documento, ela acusa uma pessoa de ter causado prejuízos por ter indicado um funcionário que aplicou golpes na loja dela. A vendedora alega que os dois são cúmplices.
Para tentar reaver os danos financeiros, Viviane envia mensagens fazendo referência à maior organização criminosa do país: o Primeiro Comando da Capital. “Trabalho com a polícia ou com o PCC”, é o trecho de uma das mensagens que Viviane enviou à vítima e foi anexado ao processo de ameaça e crimes pela internet ao qual responde.
“Irei aí novamente com três colegas e só saio com os telefones. Você vai pagar carro por carro, e não vou na mesma educação, não”, inicia uma das conversas.
A vítima se defende dizendo que não fez nada. “Você não quer tirar minha paz”, responde.
“Venha aqui, já que é homem, porque se eu for aí vai ser pior”, continua as ameaças. Em outro momento, a dona da loja informa que vai usar mais os 525 mil seguidores para denunciar a conta do homem.
O Metrópoles localizou o perfil de Viviane, que é verificado em uma rede social, mas está privado, atualmente.
Golpe pela OLX
Em uma das 35 denúncias a que responde, Viviane teria usado o site de vendas OLX para procurar pessoas que anunciaram venda de carros.
“Ela dizia que estava com uma venda certa. A loja parecia séria, fez contrato e tudo, e eu estava com pressa para vender”, informou a vítima, que é um advogado.
Quando assinaram o contrato, o nome da loja era Gasoline (mesma nomenclatura da operação deflagrada pela 8ª Delegacia de Polícia contra a concessionária Fort Veiculo – nome atual da empresa).
Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.
Fonte: Bahia Informa.