O Tribunal de Justiça de Rondônia, comarca de Cerejeiras, por meio do Conselho de Sentença formado por 5 mulheres e 2 homens que compôs o júri popular que teve inicio as 8h e finalizou por volta da meia noite desta quarta-feira (1º) condenou o réu Ezenildo Oliveira, principal suspeito de matar o produtor rural Claudimar Balabam no dia 5 de março de 2022 em área rural do município de Cerejeiras.
Segundo as investigações da Polícia Civil de Cerejeiras, coordenadas pelo delegado titular Mayckon Douglas Pereira, a vítima foi atingida com vários disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos.
Com o andamento das investigações, a polícia identificou Ezenildo como principal suspeito do crime. Ele era vizinho da vítima, permaneceu foragido e teve prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário de Rondônia.
A Polícia realizou a prisão do réu na manhã do dia 15 de maio de 2022 na delegacia de Polícia Civil no município de Jaru (RO), onde Ezenildo Oliveira se apresentou espontaneamente acompanhado de um advogado e foi preso, posteriormente foi recambiado para unidade prisional de Cerejeiras, onde ficou à disposição da justiça.
Durante o julgamento o advogado de defesa Mário Guedes Júnior pediu a absolvição do acusado alegando inexigibilidade da conduta do réu.
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Promotor de Justiça da Comarca de Cerejeiras Vinícius Basso de Oliveira pediu pela condenação do acusado por homicídio qualificado, motivo torpe, emboscada e recursos que dificultou a defesa da vítima.
A dosimetria da pena foi calculada pela magistrada Ligiane Zigiotto Bender - Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, titular da 2ª Vara Genérica da Comarca de Cerejeiras que condenou o réu Ezenildo Oliveira em 15 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão.
Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nossoGrupo de Whatsappsilencioso, sem debates ou comentários.