17/11/2023 às 10h54min - Atualizada em 17/11/2023 às 10h54min

Vereador Sapata solicita novamente mutirão de perícias do INSS para atender municípios do Conesul

Diversas pessoas de Cerejeiras e região com problemas graves estão aguardando muito tempo por peritos do INSS

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Ministro de Previdência Carlos Luppi e vereador Sapata durante audência em Brasília (DF) - Foto: Divulgação.
Cumprindo agenda na semana passada em Brasília (DF) o vereador do município de Cerejeiras (RO) Valdecir Sapata Jordão (PSB-RO) mais uma vez solicitou do Ministro da Previdência a realização de perícias médicas do INSS para atender as demandas dos moradores dos municípios do Conesul do estado de Rondônia.
 
A falta de peritos do INSS nos municípios do Conesul é muito antiga. Em 24 de agosto de 2022 Sapata participou de audiência com o ministro do Trabalho e Previdência da época, José Carlos Oliveira, que se comprometeu a designar um médico perito para atuar na agência da Previdência Social (INSS) de Vilhena e atender as necessidades dos usuários dos municípios de Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras, Cabixi, Colorado e Vilhena.


No dia 15 de fevereiro de 2023 em audiência em Brasília o ministro Carlos Lupi, confirmou ao senador Confúcio Moura (MDB-RO) e ao vereador Sapata, que até o fim deste ano as filas de agendamentos para perícias médicas do INSS devem ser reduzidas significativamente com a entrada de novos concursados a partir do mês de março de 2023.

Um mutirão para resolver o problema das filas dos aposentados, enfermos e traumatizados que dependem do auxílio-doença mediante perícia do INSS foi medida citada pelo ministro para resolver a situação de caos. A intenção, segundo Carlos Lupi é zerar as filas ao longo do ano.
 
VEJA TAMBÉM:
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/9849/vereador-sapata-participa-de-reuniao-com-ministro-da-previdencia-para-tratar-das-pericias-medicas-do-inss-no-cone-sul-de-rondonia
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/7554/cumprindo-agenda-em-brasilia-vereador-sapata-solicita-perito-do-inss-para-atender-demandas-do-conesul
 
Segundo Sapata, o ministério da previdência justificou que recentemente foram realizados mutirões de perícias em Porto Velho e que não tem demanda na região do conesul.


 
“Na realidade o que acontece é que no momento dos agendamentos os pacientes não tem a opção de realizar as perícias nos municípios do Conesul e acabam agendando para Cacoal, Ouro Preto do Oeste ou Porto Velho, por isso a alegação de falta de demandas na nossa região, mas infelizmente temos pacientes com câncer aguardando pericia, paciente que está correndo o risco de perder a perna com problemas graves e com atendimentos agendados para junho, agosto do ano que vem, isso é um absurdo”. Finalizou Sapata.
 


Técnicos do ministério da previdência se comprometeram em fazer novos estudos para avaliar a possiblidade da realização de um mutirão de peritos do INSS para atender os municípios do Conesul de Rondônia.

Além da área urbana, Sapata também solicitou a presença de Médicos Peritos durante os mutirões no barco do INSS que periodicamente atendem os ribeirinhos da região Conesul na cidade de Pimenteiras do Oeste.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ou comentários.
 
Assessoria.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »