19/04/2021 às 14h46min - Atualizada em 19/04/2021 às 14h46min

COLORADO: Alunas do IFRO medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil convidam colegas para nova edição

As inscrições podem ser realizadas até dia 23 de abril

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

 

No final de 2020, foi realizada a final da 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e, entre os finalistas, duas equipes do Campus Colorado do Oeste representaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). As equipes narraram sua experiência com a Olimpíada e avisaram que as inscrições para a edição 2021 ainda estão abertas.

Na equipe “Coyote”, a olímpica Eduarda Caroline Machado de Souza foi a ganhadora da medalha de cristal, como a mais bem classificada do estado de Rondônia. Em seu depoimento, Eduarda elogia a plataforma por ser dinâmica e interativa com atividades práticas e divertidas e que, nesse período de pandemia, as etapas foram on-line, o que não interferiu no desenvolvimento. “Obtive diversos aprendizados que levarei para a vida, pois a forma de aprender história se tornou mais leve e acessível. A participação na Olimpíada me ajudou também no ENEM, pois as questões de história se tornaram mais tranquilas de responder”, relata.

Já na equipe “Jayne”, a ganhadora da medalha cristal foi a estudante Lorrayne Eluane de Assis Jesus, como a segunda melhor classificada do estado de Rondônia. Lorrayne comenta que esta foi uma experiência única, com assuntos relevantes cobrados na Olimpíada que ajudam no preparatório para vestibulares, ENEM e concursos, pois os participantes precisam realizar pesquisas, leituras de livros e muita discussão em equipe.

Outra equipe que foi bem na Olimpíada foi o “Trio Sabinada”, chegando até a fase 6 e 7, no total. Uma das integrantes da equipe, Maria Eduarda de Oliveira, expressa que a Olimpíada mudou a vontade de aprender história por ter uma visão dos fatos por vários ângulos. “A competição é diferenciada. Não é somente uma questão de conhecimento teórico, pois não existe uma resposta certa e errada, mas uma avaliação com pontuação adequada para a resposta, sobre o quão certa e verídica ela está. Além disso, a interação com as pessoas da equipe e com a professora orientadora criou laços de amizade devido estar muito tempo juntos debatendo e discutindo assuntos”, finaliza chamando a todos para participarem da Olimpíada.

A professora de História que acompanhou as equipes, Marciane de Souza, parabenizou a todos. “Nós do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRO parabenizamos a todos que participaram e desempenharam um trabalho digno de estar em evento grandioso para a história do Brasil”, destacou.

13° edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB)

Para aqueles que querem mostrar ou aprimorar os conhecimentos em história, as inscrições para a Olimpíada estão abertas até o dia 23 de abril de 2021. Podem participar estudantes dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As inscrições poderão ser feitas no site www.olimpiadadehistoria.com.br.  Esta edição terá início no dia 3 de maio e segue até 12 de junho de 2021. Fonte: ASCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »