20/04/2021 às 17h30min - Atualizada em 20/04/2021 às 17h30min

Idosos se aglomeram e fazem fila no sol para pegar ônibus em ponto de vacinação

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Uma denúncia encaminhada à Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) aponta que idosos estão se aglomerando e enfrentando fila no sol para pegar ônibus dentro do centro de vacinação contra a Covid-19 montado no Sesc Balneário, em Cuiabá.

A Polícia Civil informou que abrirá um Auto de Investigação de Preliminar (AIP) para apurar as condições de atendimento aplicadas aos pacientes no local. Segundo a polícia, as pessoas com agendamento para a vacinação acreditavam que a vacina seria aplicada no sistema de 'Drive-thru', no entanto, ao chegarem no local não puderem entrar com o veículo, tendo apenas a possibilidade de ser conduzido no ônibus junto a outros pacientes.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que houve foi um mal-entendido de uma pessoa que, na manhã dessa terça-feira (20), chegou de carro e viu a fila de pessoas que aguardavam para entrar de micro-ônibus e entendeu que somente poderia entrar de transporte coletivo e denunciou. (nota na íntegra no final da matéria)

"Os policiais civis estiveram no local nesta terça-feira e conversaram com a coordenadora, que explicou que quem tem veículo próprio pode entrar e estacionar sem problemas e que os micro-ônibus são para atendimento de quem chega a pé", diz. 

De acordo com a polícia, não era permitida a entrada de veículos no local e os idosos tinham que ficar esperando em uma fila, no sol, do lado de fora, para então embarcarem em um ônibus em que eram levados para triagem.

Polícia investiga organização na vacinação contra a Covid-19 em ponto de Cuiabá — Foto: Polícia Civil

Polícia investiga organização na vacinação contra a Covid-19 em ponto de Cuiabá — Foto: Polícia Civil

Polícia investiga organização na vacinação contra a Covid-19 em ponto de Cuiabá — Foto: Polícia Civil

Os pacientes iam em pé e aglomerados dentro do ônibus, que transportava cerca de 30 pessoas por vez.

Ainda conforme a denúncia, após a triagem, os idosos tinham que embarcar no mesmo ônibus para depois serem levados para o local em que era aplicada a vacina.

“Os investigadores da Delegacia do Idoso estiveram no local e constataram a veracidade das informações, assim como o descontentamento e indignação das pessoas presentes”, diz a polícia, em nota.

O delegado Vitor Chab Domingues disse que, além da investigação na delegacia, o Conselho Municipal do Idoso foi comunicado. Também será oficializada a denúncia na 34ª Promotoria Civil do Idoso e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

O ponto de vacinação no Sesc Balneário foi aberto na semana passada. Além deste, o município tem outros três polos, que já foram abertos começando um processo de descentralização do Centro de Eventos do Pantanal.

 

O que diz a prefeitura

 

Em relação a abertura de investigação preliminar pela Polícia Judiciária Civil sobre atendimento no polo de vacinação contra a covid-19 do SESC Balneário, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que:

- Não procede a informação de que as pessoas somente possam entrar nos dois micro-ônibus disponibilizados no local, para atender quem chega a pé. Quem tem veículo próprio entra normalmente e estaciona dentro do SESC Balneário.

- É urgente que se esclareça que houve foi um mal-entendido de uma pessoa que, na manhã desta terça-feira (20), chegou de carro e viu a fila de pessoas que aguardavam para entrar de micro-ônibus e concluiu que somente poderia entrar de transporte coletivo e, sem ao menos verificar a situação, telefonou para a Polícia Civil.

- Os policiais civis estiveram no local nesta terça-feira e conversaram com a coordenadora, que explicou que quem tem veículo próprio pode entrar e estacionar sem problemas e que os micro-ônibus são para atendimento de quem chega a pé.

- Como descrito em texto da assessoria da Polícia Civil, os policiais conversaram com idosos, que teceram diversos elogios à campanha de vacinação.

- Em relação às pessoas que reclamaram de terem pensado que o local contaria com drive-thru de vacinação, a SMS destaca que essa informação nunca foi divulgada pela Comunicação da Prefeitura de Cuiabá.

- Válido esclarecer que a SMS informa que os aplicadores da vacina são técnicos de enfermagem e que os agentes comunitários de saúde atuam apenas no acolhimento dos idosos.

- Por fim, a SMS destaca que vem trabalhando com seriedade, transparência e humanização na campanha Vacina Cuiabá, com o objetivo único de livrar a população cuiabana da covid-19. 


Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »