21/04/2021 às 09h11min - Atualizada em 21/04/2021 às 09h11min

Tiradentes, o único Brasileiro agraciado com um feriado nacional

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

21 de abril foi a data em que Tiradentes foi enforcado e esquartejado. Seu corpo foi partido em 6 partes (membros) sendo que cada parte foi deixada pelas estradas de Vila Rica, atual Ouro Preto em Minas Gerais. Tiradentes era ousado, não tinha travas na língua e enfrentou por 13 anos a Coroa Portuguesa de 1779 a 1792.

O Movimento da Inconfidência Mineira preocupou muito a Coroa Portuguesa pela sua organização e formação. Quando D. Maria I, a louca chega ao trono português, determina a prisão dos inconfidentes, pois a ideia criada pelos inconfidentes de rebeliões contra a Coroa em Lisboa tinha se alastrado por todos os Brasis. Levados a Julgamento Real, Tiradentes livra seus amigos do mesmo destino, a morte por enforcamento.


Ele assume toda responsabilidade pelo movimento que reclamava da cobrança abusiva de impostos para manter a luxuosa Corte em Lisboa. A homenagem ao brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o único feriado nacional dedicado a uma personalidade.

Sua cabeça foi colocada na entrada de Vila Rica como forma da Coroa Portuguesa afirmar seu domínio e poder sobre tudo e todos. Seus amigos inconfidentes foram enviados à África para o degredo na Angola. Tiradentes é considerado o maior brasileiro de todos os tempos.
 
Fonte: Jornalista Victoria Bacon

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »