Há mais de um século, o Dia Internacional da Mulher é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres. O 8 de março é um momento de reflexão sobre as conquistas das mulheres, mas também um momento de reafirmação da luta contra o sexismo e as desigualdades de gênero, que, infelizmente, continuam.
Na lista abaixo, entenda como a data surgiu, a partir de reivindicações de mulheres trabalhadoras, e o que levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a incorporá-la ao seu calendário internacional.
Qual a origem do 8 de março?
A primeira iniciativa em favor de um dia para as mulheres data de 1909, uma ideia concebida pelo Partido Socialista dos Estados Unidos. Mas foi na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em agosto de 1910, em Copenhague, que a alemã Clara Zetkin abriu uma votação sobre o princípio de um Dia Internacional, sem data definida. Nesse período, as reivindicações das mulheres contra a discriminação no emprego e pelo direito ao voto cresciam nos países industrializados. O movimento sufragista para reivindicar o direito ao voto para as mulheres nasceu em 1903 no Reino Unido, onde elas obtiveram o direito de votar (a partir dos 30 anos) em 1918.
Quando foi a primeira edição?
A primeira edição do Dia da Mulher aconteceu em 19 de março de 1911. Nesta data, mais de um milhão de pessoas protestaram pelos direitos das mulheres em Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Nos primeiros anos, esses dias estavam intimamente ligados aos movimentos operário e socialista. Em 1914, foi em 8 de março que as mulheres socialistas se reuniram em Berlim, em particular para exigir o direito ao voto. O acontecimento é considerado a primeira manifestação de fato do 8 de março.
Enfraquecido após a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, o Dia da Mulher encontrou um novo começo na Rússia. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário russo), ocorreram manifestações em São Petersburgo (então Petrogrado) de operárias exigindo pão e o retorno dos homens do front. Foi o primeiro ato dos acontecimentos que levaram à abdicação do czar e à Revolução Russa. Em homenagem a este "primeiro dia da Revolução Russa", Lênin teria designado esta data como o dia oficial de celebração para as mulheres. Depois da Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março tornou-se em todos os países do bloco socialista uma celebração da mulher e do comunismo.
Quem decidiu internacionalizar o 8 de março?
A partir do início da década de 1970, os movimentos feministas ocidentais aproveitaram essa data simbólica para fortalecer as reivindicações por direitos políticos e sociais iguais, pela legalização do aborto e pela igualdade no mercado de trabalho. Em 1977, a ONU, junto com outras organizações internacionais, fez do 8 de março o Dia Internacional da Mulher.
Edição especial pelos 100 anos
O dia 8 de março de 2010 marcou o 100º aniversário do Dia Internacional da Mulher. Para a ocasião, diversos eventos foram organizados nos cinco continentes. O tema oficial escolhido pela ONU enfatizou a igualdade no trabalho e na sociedade: "Igualdade de direitos, igualdade de oportunidades: progresso para todos". Na França, o 8 de março de 2010 foi acompanhado pelas comemorações do 40º aniversário da criação do Movimento de Libertação das Mulheres (MLF), um movimento feminista que reivindica a liberdade dos corpos das mulheres e campanhas pelo direito ao aborto.
Dia Internacional da Mulher é feriado no Brasil?
O Dia Internacional das Mulheres é um feriado nacional em muitos países, incluindo a Rússia, onde as vendas de flores dobram durante três a quatro dias ao redor de 8 de março. Na China, muitas mulheres recebem meio dia de folga no 8 de março, conforme recomendado pelo Conselho de Estado.
Já na Itália, 'La Festa della Donna' é comemorado com a entrega de botões de mimosa. A origem desta tradição não é clara, mas acredita-se que tenha começado em Roma após a Segunda Guerra Mundial. Nos EUA, março é o mês da História das Mulheres. Todos os anos, um pronunciamento presidencial homenageia as conquistas das mulheres americanas.
O dia 8 de março de 2024 cai numa sexta-feira e não é feriado no Brasil.