10/03/2024 às 12h48min - Atualizada em 10/03/2024 às 12h48min

​Cláudia de Jesus propõe projeto de lei que garanta licença menstrual às mulheres com sintomas graves

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um Projeto de Lei que visa conceder licença de três dias consecutivos, a cada mês, para mulheres do setor público estadual que comprovem sintomas graves relacionados ao ciclo menstrual. A proposta surge em meio às dificuldades enfrentadas por muitas mulheres durante esse período, impedindo-as de realizar suas atividades devido às intensas dores.
 
Segundo Cláudia de Jesus, a iniciativa visa considerar o sofrimento enfrentado por muitas mulheres. 


Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp
 
“O projeto de lei destaca que, embora a menstruação seja uma condição natural, para algumas mulheres, os sintomas podem se tornar incapacitantes e é importante fornecer medidas que possam garantir seu bem-estar e produtividade”, destacou a deputada.
 
É importante destacar que a competência para legislar sobre o trabalho privado é sob responsabilidade do Congresso Nacional, o que pode exigir alterações na CLT para implementar a licença menstrual. 

No âmbito federal, também está em discussão o Projeto de Lei 1249/2022, apresentado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que propõe garantir licença de 3 dias consecutivos, a cada mês, para mulheres com sintomas graves associados ao fluxo menstrual, sem prejuízo ao seu salário.
 
Texto: Cristiane Abreu – Foto: Assessoria parlamentar.
 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »