15/03/2024 às 06h33min - Atualizada em 15/03/2024 às 06h33min

Em Porto Velho, Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré reabrirá em 30 de abril

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Após 5 anos de uma longa espera e muitas promessas não cumpridas, a confirmação foi dada pela Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Rondônia, Alyne Mayra, após importante reunião realizada nesta quarta-feira (13).

Após um longo período repleto de desafios, obstáculos legais e opiniões diversas, finalmente foi definida a inauguração oficial no dia 30 de abril de 2024, para o público, da nova Praça Madeira Mamoré, no centro da Capital.

 
Isso ocorreu após investimentos que ultrapassaram os 30 milhões de reais, realizados por meio de compensações ambientais pela Hidrelétrica de Santo Antônio, além de recursos destinados pelo governo estadual e prefeitura.
 
Mesmo faltando algumas obras e peças para o Museu da EFMM, toda a área histórica restaurada, com restaurantes e outras atrações em funcionamento, receberá visitantes a partir do último dia de abril, em aproximadamente 45 dias. A reunião foi longa e produtiva, ocorrida no Ministério Público Federal, com representantes da Prefeitura, IPHAN, entidades e instituições, até que o acordo fosse firmado.
 
Ficou acordado que nos próximos três meses a Prefeitura de Porto Velho será responsável pela administração direta do museu, cuidando da organização das visitas públicas, vigilância e fornecimento de energia para todo o complexo e seus arredores. O museu estará aberto de quinta a domingo. Também houve consenso de que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) participará ativamente no controle da área, inclusive na definição da localização dos banheiros químicos.
 
A empresa vencedora da licitação para explorar a EFMM, a Amazon Fort, apresentará um projeto final de todas as implementações, incluindo aspectos comerciais, até o dia 30 de março. Um mês depois, tudo estará aberto ao público. Finalmente!

Com informações de Sérgio Pires.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »