18/03/2024 às 23h11min - Atualizada em 18/03/2024 às 23h11min

Avião de pequeno porte cai com 7 pessoas em fazenda

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A biomédica Amélia Cristina Rocha, uma das passageiras do Cessna Skyline 182 que caiu no interior do Acre no começo da tarde desta segunda-feira (18), chegou a dizer para uma amiga que estava com medo pouco antes de entrar na aeronave.

O avião caiu em uma fazenda localizada no município de Manoel Urbano. De acordo com a prefeitura, sete pessoas estavam a bordo do Cessna, quatro homens e três mulheres, que estavam seguindo para a cidade de Santa Rosa do Purus. Um homem morreu e seis pessoas se feriram, duas em estado grave.

Segundo o enfermeiro Hemerson Almeida, do Hospital de Manoel Urbano, o quadro de Amélia é considerado grave. "[Ela está] com suspeita de fratura e também com cerca de 90% do corpo queimado, então nós temos ela grave", explica.

Amiga de Amélia e do marido dela, o dentista Bruno Fernando dos Santos, que também estava no voo, a operadora de áudio Roberta Maria conta a conversa que teve com a vítima.

"Foi hoje de manhã, por volta de 11h20, antes dela decolar, ela me mandou uma mensagem falando que já tava em Manoel Urbano e se preparava para decolar. Aí eu perguntei se ela tava bem, ela disse que tava com um pouco de medo", conta Roberta, que tentou acalmar a amiga.

Cerca de uma hora depois, a amiga conta que começou a receber notícias sobre a queda de um avião no interior do estado e ficou preocupada.

"E aí quando eu abri o vídeo e as fotos achei muito parecido com a foto que ela tinha me mandado do avião e aí imediatamente já fui mandando mensagem pra ela que já não me respondia. [É] desesperador, porque a gente se falou, desde cedinho, desde cinco e pouco da manhã antes de ela sair de casa, ela já tava me mandando mensagem falando".

Roberta diz que começou a ficar mais aliviada após receber notícias do marido de Amélia. O dentista teria conseguido um telefone e entrado em contato com amigos em comum para avisar da situação.

"Ele pegou um celular emprestado lá e conseguiu falar com um amigo nosso para avisar que tava tudo bem e que estava indo para o hospital, mas que estavam feridos", diz.

Ainda segundo Roberta, Amélia estava de mudança para Santa Rosa do Purus para ficar mais perto do marido que trabalha em uma unidade de saúde no município isolado.

 

Acidente

 

O avião de pequeno porte, modelo Cessna Skyline 182, com sete pessoas a bordo caiu em uma fazenda no município de Manoel Urbano, a 228 quilômetros da capital Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (18).

Sidney Estuardo Hoyle Vega, comerciante de nacionalidade peruana, morreu no acidente. O diretor do presídio Evaristo de Moraes, de Sena Madureira, publicou uma nota de pesar pela morte do empresário, que era pai de uma policial penal que trabalha na região. "Rogamos a Deus para que Sidney Estuardo Hoyle Vega receba a coroa da salvação prometida a todos que crerem", diz o chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais do município, Jair da Silva Lima.

O hospital de Manoel Urbano confirmou ainda ao g1 e à Rede Amazônica Acre que há pelo menos cinco feridos, sendo que dois estão entubados em estado grave.

A identificação das vítimas, segundo a prefeitura de Manoel Urbano, são:

 

  • Roner Mendes - 59 anos [piloto - estado grave, entubado]
  • Suani Camelo - 30 anos [grave, entubada]
  • Mateus Jeferson Fonte - 26 anos [estável]
  • Amélia Cristina Rocha - 28 anos [grave]
  • Bruno Fernando dos Santos - 36 anos [dentista - estável]
  • Delisiane Salomão Calisto - 15 anos [estável]

 

De acordo com o governo do Acre, o avião caiu logo após a decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista de Manoel Urbano, e estava a caminho de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município onde ocorreu o acidente.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou que o helicóptero aeromédico foi acionado, bem como a ambulância de Sena Madureira, para onde as vítimas mais graves estão sendo encaminhadas. "A Equipe assistencial já está a postos para receber os pacientes", complementou o órgão.

Já os outros três feridos estão sendo levados para o hospital de Manoel Urbano, onde devem passar por avaliações médicas e possível remoção pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Fonte: G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »