26/05/2024 às 22h50min - Atualizada em 26/05/2024 às 22h50min

Rondônia conquista 1º lugar no Brasil em crescimento na alfabetização de crianças

Gazeta Rondônia

Um resultado histórico e inédito. Rondônia conquista o 1º lugar nacional em crescimento na alfabetização de crianças. A revelação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC).
 
O resultado foi anunciado pela Secretária Executiva do MEC, Maria Izolda Cella, em Brasília.
 
Ao presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva, conselheiro do TCE-RO, Maria Izolda decretou:
 
“Quando aí estive, eu vi todo o potencial que vocês tinham e têm de alcançar essa primeira vitória: o fato de Rondônia ter o maior percentual de crescimento, entre os estados brasileiros, na alfabetização das crianças”, disse a secretária.
 
Referência nacional na área, pelo trabalho, estudos e dedicação, Maria Izolda citou, em especial, a atuação do TCE rondoniense, em parceria com as redes de ensino dos municípios e do Estado, para o alcance dessa grande marca.
 
“Vibrei muito e me dirijo especialmente ao TCE, ao engajamento da instituição, e a todos que fazem Rondônia estar nessa condição”, completou.
 
Para assistir à manifestação da secretária executiva do MEC, Maria Izolda, basta acessar este link: https://youtu.be/hy_T9DCZ2GM.

 

PAIC

 

Nesse panorama, destaque para o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Com o nível máximo de implementação, o aluno beneficiado pelo programa possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.

 

Análises feitas, a partir do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), indicam que as redes municipais aumentaram o percentual de alunos com o nível de aprendizado adequado em língua portuguesa de 45% em 2022, para 68% em 2023.

 

O PAIC tem a adesão voluntária das 52 redes municipais de ensino e da rede estadual. O TCE-RO prioriza a atuação em articulação com o Ministério Público Estadual (MPE), a Defensoria Pública Estadual (DPE) e com a gestão educacional.

 

Nessa articulação, o Tribunal de Contas se notabiliza por inovar na educação, com outras ações em parceria, como a Busca Ativa Escolar (BAE) e o pioneiro Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO). Com o PAIC, e com essas iniciativas, fica evidente que o caminho é o diálogo e a cooperação.

 

RESULTADOS

 

O PAIC envolve 606 escolas e mais de 4,5 mil profissionais da área de educação, impactando, diretamente, 58 mil alunos.

 

Indicadores disponibilizados no Saero ainda trazem outro número importante: a queda no número de estudantes de nível abaixo do básico: de 26% registrados em 2022 para 12% em 2023.

 

Houve, ainda, aumento de crianças em estágio avançado: de 17% (2022) para 35% (2023), ou seja, mais do que o dobro.

 

MUNICÍPIOS SE DESTACARAM

 

Com pouco mais de dois anos de implementação, o desempenho do PAIC revela outros números impressionantes: atualmente, 15 municípios já superaram os 75% de estudantes em nível adequado de aprendizado.

 

Com isso, a expectativa é de que a meta, fixada pelo Ministério da Educação (MEC) de que, até 2030, Rondônia esteja com ao menos 80% de crianças alfabetizadas, seja cumprida com considerável antecedência, especialmente com universalização do PAIC ocorrida este ano.

 

Nesse quesito, chama a atenção o desempenho de municípios, como Itapuã do Oeste, com 100% dos alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa. Destaque ainda para Primavera de Rondônia e Espigão do Oeste (ambos com 86%), Ji-Paraná (83%) e Chupinguaia (82%).

 

Outros municípios registraram avanço considerável de um ano para o outro, levando-se em consideração o aprendizado adequado em língua portuguesa. Costa Marques, na fronteira com a Bolívia, lidera, com um salto de 27%, em 2022, para impressionantes 81%, em 2023.

 

De igual modo aparecem: Cujubim (de 25% para 77%), Primavera de Rondônia (de 36% para 86%), Teixeirópolis (26% para 75%) e Vale do Paraíso (de 15% para 64%).


Fonte: Ascom TCE.


Notícias Relacionadas »
Comentários »