Além de ampliar a vida útil da estrada, uma revitalização que garante mais tranquilidade para os motoristas que cruzam o norte de Rondônia. Este é o resultado do trabalho do Ministério dos Transportes na BR-364, no trecho entre Porto Velho e Itapuã do Oeste. Através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foram investidos R$17 milhões na rodovia para a renovação de mais de 23,7 quilômetros.
Há quinze dias, o ministro Renan Filho percorreu o trajeto para inaugurar a Travessia de Itapuã do Oeste, parte vital da rota de escoamento agrícola do estado.A BR-364 é o principal meio para a distribuição de safra de grãos de Rondônia, além da parte oeste e norte do estado do Mato Grosso. As melhorias feitas pelo Ministério dos Transportes na rodovia, asseguram o tráfego de quase 10 milhões de toneladas de grãos que passam por ano.
Entre o km 619 e o km 626 da rodovia, foi feito o tratamento superficial simples (CAP SEAL), seguido de um microrrevestimento. Essa combinação reforça a estrada e prolonga sua vida útil. Já entre o km 659,8 e o km 674, as deformações da estrada foram removidas.
● Fresagem contínua do pavimento - Uma técnica que “raspa” as imperfeições.
● Anti-reflexão com microrrevestimento - Camada de revestimento fino que protege e sela a estrada, evitando que rachaduras antigas apareçam de novo.
● Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) - Base de asfalto quente colocada sobre a estrada, deixando-a mais lisa e resistente.
Para melhorar o traçado do trecho no chamado “Retorno do Samuel”, que fica entre o km 666,92 e o km 667,38, e a terceira faixa entre o trecho km 668,9 e o km 669,9, foi feito um reforço do solo natural para se tornar mais forte e estável.
Além disso, foram aplicadas diversas camadas de revestimento e tratamento sobre o asfalto. O serviço é voltado para prevenir desgastes e garantir mais tempo de estrada em plenas condições de uso.
Fonte: GOV.BR Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).