No último final de semana duas personalidades foram vitimizadas pelo câncer: Bruno Covas e Eva Wilma. O câncer matou 7,6 milhões só em 2020. A cada 150 minutos o câncer faz uma vítima no Brasil. Silvia Cristina, deputada federal por Rondônia é uma das maiores lutadoras no Congresso Nacional para impulsionar políticas públicas e a atenção do Governo em ações que diminuam as estatísticas de mortes por doenças oncológicas como a construção do Centro de Prevenção do Câncer que está em andamento.
Para a deputada federal Silvia Cristina o objetivo de apoiar as Unidades de Saúde, públicas e privadas que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, no fortalecimento orçamentário e financeiro e contribuir para a busca de legislações que permitam uma melhor atuação das entidades e profissionais que atuam no processo”, acrescentou. A parlamentar tem se destacado por prestar excelente trabalho em todas as áreas, mas principalmente na saúde e ação social, onde não tem medido esforços para atender as reivindicações da população.
Após ser acometida por câncer de mamar, Silvia passou a trabalhar na prevenção e tratamento da doença na região central e no estado de Rondônia. A deputada também atuou como coordenadora voluntária do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) por 12 anos.
Centro de Prevenção de Câncer de Rondônia
O Centro de Prevenção de Câncer de Rondônia que tem sede em Ji-Paraná é fruto de uma emenda de R$ 10 milhões disponibilizada pela deputada federal Sílvia Cristina que, sabendo da dificuldade que o rondoniense tem para conseguir diagnosticar a doença e fazer seus exames preventivos, lutou para que a construção se tornasse realidade. “Será uma obra revolucionária, sendo o 1º Centro de Prevenção de Rondônia que terá todos os tipos de exames à disposição de nossos pacientes”, disse a deputada.
Segundo informações do médico responsável pelas unidades de prevenção do Hospital de Amor, Dr. Raphael Haikel, a Unidade de Prevenção de Ji-Paraná será uma unidade moderna que vai dar suporte para todo o estado de Rondônia. “Essa unidade já tem uma unidade móvel que percorre mais da metade do estado e vai dar suporte para os exames de prevenção. Esse Centro de Prevenção também terá exames de mamografia e exames de papanicolau, só que no Centro será possível ter o diagnóstico do paciente com apoio de uma equipe de médicos onde serão realizadas as consultas, ultrassom, mamografia e o mais importante ainda, a biopsia por estereotaxia, que é uma biópsia que é feita na mamografia que consegue pegar o câncer em milímetros de tamanho. Na parte do colo do útero, o Centro oferece exame de colposcopia e biopsia, além do centro cirúrgico para cirurgias de até média complexibilidade, evitando a primeira ida da paciente até a capital Porto Velho”, contou o Dr. Raphael.
Já na capital Porto Velho, a deputada disponibilizou verba de R$ 16.500.000.00 (dezesseis milhões e quinhentos mil reais) para a construção do Centro de Reabilitação, que será uma das obras mais importantes do estado de Rondônia. A obra está sendo construída pela mantenedora, Fundação Pio XII e terá sede nas dependências do espaço do Hospital de Amor de Porto Velho e não irá atender apenas pacientes com câncer, mas sim, todos os pacientes com necessidades especiais físicas entre essas, pessoas que foram acometidas por acidentes que tiveram seus membros amputados ou que tiveram lesão medular, pacientes cognitivos com síndrome de Autismo, Síndrome de Down e com dificuldades auditivas e visuais. O Centro de Reabilitação também fabricará próteses e órteses.