27/10/2024 às 12h06min - Atualizada em 27/10/2024 às 12h06min

Ex-prefeito é preso com R$ 600 mil em cocaína, político confessou praticar crime há mais de 40 anos

Gazeta Rondônia

Antônio Xavier de Araújo, o ‘Totonho’, de 66 anos, preso em Goiânia - Foto: Divulgação.
O empresário e ex-prefeito de Rio Branco (MT), Antônio Xavier de Araújo, o ‘Totonho’, de 66 anos, foi preso em Goiânia (GO), após ter sido flagrado, em um veículo, com 20 tabletes de pasta-base de cocaína e outros 5 de maconha, droga que estava escondida nos bancos do automóvel. 
 
O político, que comandou a cidade mato-grossense entre 2013 e 2020, passou por audiência de custódia e teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, pela Justiça.


Totonho foi preso pela Polícia Militar de Goiás, em uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada do sábado (26), na GO-070, na região da Vila Mutirão, em Goiânia. Os policiais consideraram o carro em que o político estava, uma Hyundai HB 20, como suspeito, utilizando um cão farejador para inspecionar o veículo.

Foi então encontrado o carregamento, que continha 20 tabletes de pasta base de cocaína e outros 5 de maconha. A droga, avaliada em cerca de R$ 600 mil, estava escondida nos bancos traseiro e dianteiro do veículo. O ex-prefeito passou por audiência de custódia, onde a juíza Lorena Prudente Mendes, plantonista de primeira instância no final de semana, manteve a prisão de Totonho.

Na decisão, a magistrada apontou que não seria cabível o relaxamento da prisão em flagrante do ex-prefeito, entendendo que medidas cautelares seriam insuficientes por conta da gravidade do crime. Foi destacado ainda, pela juíza, a grande quantidade de droga apreendida e que o próprio Totonho confessou o ato, diante dos policiais.

Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp

Em depoimento feito aos agentes, o ex-prefeito revelou que levaria a droga até Uberlândia e que atua cometendo este tipo de crime há mais de 40 anos, o que, para a magistrada, representa risco de reiteração delitiva, caso o suspeito seja colocado em liberdade. Durante a audiência de custódia, Totonho revelou que passou, recentemente, passou por cirurgia para tratar um câncer e que faz uso de remédio para hipertensão, mas não comoveu a juíza, que manteve o político preso.

“Destarte, diante das consequências do delito, a aplicação de qualquer outra medida diversa da prisão mostra-se neste momento insuficiente para acalantar a ordem pública, sendo a prisão preventiva a medida que se impõe. Ante o exposto, homologo o presente Auto de Prisão em Flagrante e converto em prisão preventiva a prisão em flagrante de Antônio Xavier de Araújo”, diz a decisão.

Ex-prefeito e ‘bom vivant’

Antônio Xavier de Araújo foi vereador em Rio Branco por cinco mandatos, entre 1982 e 2004, ano em que tentou se eleger prefeito da cidade, perdendo a disputa para Antônio Milanezi (PT), que voltou a ser seu adversário em 2008, quando também saiu derrotado. Em 2012, acabou se elegendo para o cargo, com 1.842 votos, sendo reeleito em 2016.

Empresário, ele é proprietário de uma garagem de automóveis e, em suas redes sociais, ostenta relógios e outros acessórios de ouro, além de morar em uma mansão na cidade.
 
Desde a época em atuava como vereador em Rio Branco ele era bastante popular e dono de ônibus utilizado para excursões e passeios.

Fonte: FolhaMax.


Notícias Relacionadas »
Comentários »