27/11/2024 às 14h44min - Atualizada em 27/11/2024 às 14h44min
ESPIGÃO DO OESTE: Projeto Cidadania Plena do IFRO certifica participantes do curso para criadores de cordeiro
Gazeta Rondônia
Assessoria
O Projeto Cidadania Plena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) finalizou no município de Espigão do Oeste. Foram certificados cerca de 35 alunos que concluíram o Curso Cordeiro de Rondônia, voltado aos pequenos e médios criadores da região.
O Curso Cordeiro de Rondônia, destinado para produção e comercialização de carne ovina, foi ministrado pelo Professor Alex Cicinato Paulino de Oliveira, durante os meses de outubro e novembro. O evento de certificação dos alunos contou com a presença do Reitor do IFRO Moisés Rosa, da Deputada Federal Silvia Cristina, da Coordenadora-Geral do Programa Cidadania Plena Miralba Uchôa, da Coordenadora Executiva Kelly Catafesta, da Coordenadora Pedagógica e Inclusiva Shyrley Almeida, da Diretora de Programas e Projetos do IFRO Marcia Tesser, além de alunos, presidentes e membros de associações contempladas pelo projeto.
“É gratificante participar da certificação desses concluintes do Curso Cordeiro de Rondônia realizado pelo importante Projeto Cidadania Plena, gerando ao IFRO a oportunidade de mostrar as comunidades rurais sua importância fora das paredes da instituição educacional”, elencou o Professor Moisés Rosa.
A Coordenadora Executiva do Projeto Cidadania Plena, Kelly Catafesta, destacou a importância que o projeto tem para a instituição educacional.
“Esse projeto mostra que o IFRO não oferece apenas disciplinas educacionais, mas colabora também com a dignidade humana e na melhoria da comunidade onde está inserido”, pontuou.
Para a Coordenadora Pedagógica e Inclusiva do projeto, Shyrley Almeida, o alcance do Cidadania Plena junto às instituições que prestam importantes serviços a sociedade é o grande diferencial. “O alcance dessas associações rurais beneficiadas é a certeza da importância do Projeto Cidadania Plena na inclusão das pessoas”, disse.
“O Projeto Cidadania Plena na sua implantação visitou e ouviu os anseios e as necessidades de cada instituição contemplada, garantindo assim a realização de um projeto personalizado que alcance as reais necessidades das instituições atendidas”, explicou Marcia Tesser, Diretora de Programas e Projetos do IFRO.
Miralba Uchôa, Coordenadora-Geral do Projeto Cidadania Plena, falou da abrangência e importância do projeto.
“Inicialmente, o projeto atenderá 33 instituições de diversos municípios de Rondônia, que atuam no fortalecimento da agricultura, educação, saúde, esporte, cultura e cidadania, com expectativa de novos investimentos para o ano de 2025. É de fundamental importância a parceria firmada entre o IFRO e a Deputada Federal Silvia Cristina, que não mediu esforços para garantir a realização deste importante projeto”, finalizou Uchôa.
Projeto Cidadania Plena
O Projeto Cidadania Plena é realizado com recursos de emendas parlamentar na ordem R$ 5 milhões de reais, destinados pela Deputada Federal Silvia Cristina e assegura apoio para 33 instituições de Rondônia, que atuam no fortalecimento da agricultura, educação, saúde, assistência social, esporte e cultura.
Fonte: Portal IFRO.