Servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGRI) de Cerejeiras contribuíram com diversas propostas na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança Climática.
O evento foi realizado nesta quarta-feira (11) no município de Vilhena, cone sul do estado de Rondônia, reuniu representantes dos 7 municípios da região para debater o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”.
O Engenheiro Florestal Dheimy Micke Dos Santos Machado, coordenador do projeto de recuperação e revitalização do Rio Araras e a professora e bióloga Aureni Barbosa Freires Pinheiro que desempenha um trabalho de conscientização e educação ambiental há 14 anos no município, integraram a comissão organizadora do evento.
A programação teve início pela manhã com a abertura da mesa de autoridades, onde contou com a presença da prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth e os demais representantes dos municípios participantes, seguida de palestras, dentre elas, a apresentação do projeto municipal de revitalização do Rio Araras que está sendo realizada no município.
Os participantes foram divididos em grupos de acordo com os eixos temáticos: mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa; adaptação e preparação para desastres – prevenção de riscos e redução de perdas e danos; transformação ecológica – descarbonização da economia com maior inclusão social; justiça climática – superação das desigualdades; e governança e educação ambiental – participação e controle social.
No período da tarde, os participantes discutiram os temas e elaboraram as propostas. Também foram eleitos 10 delegados para representar o cone sul na etapa estadual com a apresentação das mesmas.