Um homem de 35 anos e um adolescente de 14 morreram afogados na tarde de quinta-feira (2), na Cachoeira do Jajá, localizada em Morretes (PR). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, eles haviam entrado no local para tentar salvar uma garota de 14 anos que havia sofrido uma queda na água. Apesar de a menina ter conseguido sair ilesa, os dois homensn não tiveram a mesma sorte.
O helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA) foi acionado para auxiliar no resgate, mas não conseguiu se aproximar da região devido às condições climáticas adversas. Diante disso, os socorristas do Corpo de Bombeiros optaram por acessar o local por terra. No momento da chegada da primeira equipe de resgate, as vítimas já estavam submersas há cerca de 20 minutos. Técnicas de mergulho foram empregadas para localizá-las.
O médico da concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pela administração da BR-277 nas proximidades da cachoeira, também foi chamado para ajudar no atendimento. Manobras de ressuscitação cardiopulmonar foram realizadas, mas sem sucesso.
Em função do ocorrido, o Corpo de Bombeiros orienta que em casos de afogamento, o socorro seja feito imediatamente, com o acionamento do número de emergência 193. Além disso, recomenda-se lançar materiais flutuantes ou cordas para a vítima. O atendimento inadequado, sem técnica e sem equipamentos apropriados, pode resultar em mais vítimas. Fonte: BandaB