A literatura é uma ponte poderosa que conecta conhecimento e inspira pessoas por meio da palavra escrita. Nesse contexto, o Salão do Livro de Genebra, na Suíça, realizado de 19 a 23 de março de 2025, foi um marco para a literatura brasileira, especialmente para as escritoras da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB).
AJEB e seu Legado
A presidente nacional da AJEB, Renata Dal-Bó, lidera uma instituição com 55 anos de história, promovendo a expansão da entidade em todos os estados e celebrando o legado da escrita feminina. Com 20 coordenadorias distribuídas pelo Brasil, a AJEB tem sido uma referência na valorização da produção literária das mulheres.
AJEB Rondônia em Destaque
A AJEB Rondônia destacou-se no evento, incentivando suas escritoras a participarem de eventos nacionais e internacionais. A Presidente Coordenadora Izabel Cristina da Silva enfatizou a importância das parcerias para fortalecer o movimento. Um convite da escritora Valquíria Imperiano, presidente da Editora Cultive, proporcionou à AJEB Rondônia a oportunidade de destacar suas escritoras no renomado Salão do Livro de Genebra.
Participação das Escritoras
O Estado de Rondônia ganhou visibilidade no evento com a participação de oito escritoras que lançaram obras solo e participaram da antologia "Elas – A Força Feminina através dos Tempos", organizada por Valquíria Imperiano e coordenada por Izabel Cristina. As autoras que representaram o Brasil e o estado de Rondônia foram:
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no Whatsapp
Objetivos e Reconhecimento
Segundo Izabel Cristina, o objetivo do evento foi promover a escrita rondoniense e incentivar novas autoras a se tornarem protagonistas na literatura nacional e internacional.
“A AJEB Rondônia já é reconhecida por sua atuação em diversos estados e até em outros países, consolidando parcerias com instituições e universidades para promover o legado das escritoras rondonienses pelo mundo”, destacou a presidente da AJEB-RO.
Este evento não apenas destacou a força da literatura feminina, mas também solidificou a presença da AJEB Rondônia no cenário literário global.
Assessoria.