A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rondônia que ocorreria essa semana foi cancelada em função da morte do Papa Francisco, ocorrida na última segunda-feira, 21.
O presidente estaria em Porto Velho na quinta-feira, 24, onde participaria da entrega de 304 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Porto Fino, em Porto Velho.
A ida do presidente foi cancelada, e está sendo avaliada a possibilidade de alterar a data para o dia 26, sábado, mas ainda não foi confirmado.
Essa seria a primeira visita em 15 anos. A última visita oficial ocorreu em agosto de 2010, durante seu segundo mandato, quando acompanhou as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau em Porto Velho.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
Lula em Roma
A viagem ainda não tem data confirmada e vai depender do protocolo do Vaticano sobre o funeral do pontífice. Também na noite desta segunda-feira, Lula divulgou um pronunciamento em vídeo lamentando a morte do papa. “Francisco foi um Papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, disse o presidente brasileiro em vídeo divulgado pela Secretária de Comunicação (Secom).
Lula afirmou que o dia de hoje foi “de muita tristeza” para todos que “fazem do amor a sua profissão de fé”. No entanto, o presidente destacou a atuação “livre de preconceitos e julgamentos” do Papa Francisco.
O presidente brasileiro também destacou os posicionamentos do papa em relação à crise climática e às guerras no mundo.
“Francisco foi o papa da paz, do diálogo, da união e do amor a todas as formas de vida. Fez seguidos alertas sobre a crise climática e a ameaça de destruição do nosso planeta, obra-prima da criação divina. Condenou todas as guerras que têm como vítimas preferenciais a população civil, sobretudo mulheres e crianças”, disse.
Papa Francisco morreu aos 88 anos de idade após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e falência cardíaca. O governo brasileiro declarou luto oficial de sete dias.
Fonte: Painel Político.