Ministério da Cultura lança edital de seleção para empreendedores culturais

Gazeta Rondônia
23/05/2025 23h02 - Atualizado há 9 horas

O Ministério da Cultura (MinC) abre nesta quinta-feira (22) as inscrições para o edital que selecionará 350 empreendedores culturais e criativos para compor a delegação comercial brasileira que participará da 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). O evento será realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro de 2025.

O MICBR é um grande espaço de negócios para a Economia Criativa, que inclui atividades formativas voltadas para mercado, rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais. Interessados devem se inscrever até às 18h de 23 de junho na plataforma Mapa da Cultura

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca a importância da criação de um ambiente de negócios favorável para os empreendedores culturais. “A cultura é estratégica para a geração de emprego e renda, movimenta a economia e tem impacto altamente positivo no Produto Interno Bruto. O MICBR é uma oportunidade promissora de aprendizado e de negócios que oferecemos aos trabalhadores da cultura do Brasil e do exterior”, afirma. 

O edital contempla os segmentos de Áreas Técnicas; Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual e Animação; Circo; Dança; Design; Editorial; Hip Hop; Jogos Eletrônicos; Moda; Museus e Patrimônio; Música; e Teatro.

O MICBR 2025 visa fomentar e acelerar o crescimento dos setores criativos, facilitando a circulação de bens e serviços culturais e criativos, impulsionando a internacionalização da produção nacional e promovendo a profissionalização dos agentes criativos brasileiros. Além disso, o evento reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos, tanto do Brasil quanto de outros países.

Para o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, o MICBR promete superar as expectativas, além de movimentar a cadeia produtiva cultural do Brasil e de outros países. “O Mercado é uma potência, acelera negócios, estimula contatos e rende resultados impactantes. Em 2023, foram mais de 2,5 mil rodadas de negociações, o que gerou para os nossos empreendedores criativos a expectativa de fechar até R$ 70 milhões em negócios”, comenta.

Na última edição, em Belém (PA), o MICBR teve 424 empresas participantes. As atividades formativas e artísticas realizadas alcançaram, ainda, um público de 8 mil pessoas ao longo dos quatro dias do Mercado.

"O MICBR é parte da política pública do MinC voltada à promoção de mercados criativos e à geração de emprego e renda por meio da economia criativa. Com ele, nós damos oportunidade a profissionais e empreendedores criativos de apresentarem seus produtos e serviços para uma gama de parceiros e, assim, amplia-se a profissionalização desses agentes e a circulação de bens e serviços criativos brasileiros, tanto internamente quanto internacionalmente", destacou a diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura do MinC, Andrea Guimarães.

O evento é realizado pelo MinC em parceria com o governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza. Além disso, contará com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).

O edital

edital oferta 70 vagas para demandantes/compradores, 210 para ofertantes/vendedores sêniores (com mais de três anos de atuação) e 70 para ofertantes novatos (com até três anos de experiência). Para cada um dos 14 setores, serão selecionados cinco demandantes, 15 vendedores sêniores e cinco vendedores novatos. A distribuição regional assegura que cada uma das cinco regiões brasileiras tenha três vendedores sêniores e um novato por setor. Para os compradores, não há distribuição regional.

Fonte: Gov.br.


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