Lula anuncia que vai liberar R$30 bilhões para empresas afetadas por tarifaço dos Estados Unidos

Gazeta Rondônia
12/08/2025 23h08 - Atualizado há 17 horas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (12), que vai liberar R$ 30 bilhões para empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos.

"Amanhã vou assinar uma medida provisória que cria uma linha de crédito de 30 bilhões para empresas que por ventura tiverem prejuízos com as tarifas do Trump", disse Lula em entrevista à rádio BandNews FM.

Também foram convidados os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Líderes da base governista também devem ser convidados para sinalizar união em torno do tema.

O anúncio é esperado desde a semana passada. Na sexta-feira (8), as medidas saíram do Ministério da Fazenda e foram encaminhadas à Casa Civil.

Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp

Segundo Lula, "essa taxação pode ficar certo: não ficarão impunes, porque o povo americano vai sofrer. Ele vai sofrer as consequências".

O presidente da República também comentou as tarifas impostas aos produtos brasileiros vendidos aos EUA. A medida foi oficializada inicialmente no final de julho.

"EUA alegaram de forma mentirosa que os EUA têm um déficit com o Brasil. E nós provamos, eles também provam, que se você colocar serviços, bens e comercio nós tivemos um déficit em 15 anos de 400 bilhões de dólares", declarou Lula. "Então não é o Trump que deveria estar taxando o Brasil, é nós que deveríamos estar taxando-os." Afirmou.

O petista diz que o governo brasileiro não pretende fazer uma "bravata" em reação, mas que a medida de reciprocidade aos Estados Unidos ainda está sendo pensada com as consequências medidas.

Fonte: CNN.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »