27/06/2021 às 10h10min - Atualizada em 27/06/2021 às 10h10min

Farinha 'até o talo', tucupi e pirarucu: saiba quem é o chef de RO que está levando pratos regionais ao Mestre do Sabor

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O chef Diogo Sabião está representando Rondônia na terceira temporada do programa Mestre do Sabor, da Globo. Enquanto avança nas fases da competição gastronômica, ele tenta mostrar os ingredientes da Amazônia, com um carinho especial pela farinha, tucupi e os peixes da região. Logo no primeiro episódio ele apresentou um prato com jambu e pirarucu.

Diogo tem 37 anos, nasceu em Vilhena (RO), se formou como cozinheiro na Argentina e atualmente mora em Porto Velho. Nesta semana ele conversou com o G1 sobre os novos temperos, experiências e amigos que conquistou durante o reality.

"É uma felicidade imensa estar representando nossa terra, nossa Rondônia que é cheia de riqueza, cultura e gente maravilhosa", disse.

"A gravação é super tensa, mas quando a gente tem contato antes todo mundo fica muito amigo. Todo mundo se ajudando nos momentos difíceis, comemorando os momentos alegres e lamentando muito quando alguém sai. Rola muito choro nos bastidores, muito mais do que aparece na TV", lembrou Diogo.

As gravações do programa neste ano foram feitas durante a pandemia de Covid-19, situação que traz mais uma camada de preocupações à mesa.

"É um cuidado muito grande, seguindo as regras da ciência. A gente é testado o tempo todo, assim como aparece nas legendas dos episódios".

Tarja em episódio de Mestre do Sabor, indicando testagem dos participantes  — Foto: TV Globo/Reprodução

Tarja em episódio de Mestre do Sabor, indicando testagem dos participantes — Foto: TV Globo/Reprodução

Tarja em episódio de Mestre do Sabor, indicando testagem dos participantes — Foto: TV Globo/Reprodução

 

O alcance

 

Mesmo com o programa ainda na metade, Diogo já sente a repercussão positiva da visibilidade em rede nacional, mas a avalanche de carinho vem de casa.

"O alcance é incrível, principalmente porque o rondoniense se vê representado. As mensagens que recebo muito são sobre o orgulho das pessoas em ver um rondoniense no programa. É a representatividade da terra. E fora do estado as coisas estão caminhando, as oportunidades surgindo agora em nível nacional", comentou.

"A minha relação com Rondônia é de amor incondicional, eu não pretendo ir embora. É óbvio que quero viajar o Brasil e mostrar nossos ingredientes, mas eu não tenho pretensão de sair daqui", adiantou.

O encanto por Rondônia também se apresenta em uma cozinha mais íntima, quando perguntado sobre sua "comfort food", ou comida confortável favorita, a resposta foi:

"Arroz com tudo que sobra de carne, com tucupi e muita farinha. Farinha até o talo!".

 

Chef Diogo Sabião — Foto: Instagram/Reprodução

Chef Diogo Sabião — Foto: Instagram/Reprodução

Chef Diogo Sabião — Foto: Instagram/Reprodução

"Ele tem certa sofisticação, não é muito comum. Nem foi o prato mais elogiado de todos, mas foi o que eu me senti mais pleno em fazer", lembrou.

Salmão defumado com cenouras em texturas, prato do chef Diogo Sabião  — Foto: Isabella Pinheiro/Gshow

Salmão defumado com cenouras em texturas, prato do chef Diogo Sabião — Foto: Isabella Pinheiro/Gshow

Salmão defumado com cenouras em texturas, prato do chef Diogo Sabião — Foto: Isabella Pinheiro/Gshow

A dica do chef para os colegas cozinheiros e para quem deseja ingressar na carreira em Rondônia é valorizar os ingredientes locais.

"A gente tem a melhor carne do Brasil, o leite maravilhoso, cacau incrível, café, somos um dos maiores produtores de tambaqui do país, então para começar é: valorizar o que temos de bom. E como pessoa, colocar muito amor no que faz, pouco ego e ser profissional", explicou.

Diogo entrou no programa como um dos integrantes do Time Rafa Costa. E segue para as próximas fases da competição. Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »