A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, da Loja Maçônica Verdade nº 1451 – jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB/RO), promoveu um encontro marcado por afeto, cultura e sabor. O evento, realizado em Porto Velho, celebrou o lançamento da obra “Do Pão ao Pirão – Culinária de Verdade”, idealizada e organizada pela escritora Maria do Socorro Pinheiro Lima, com o apoio da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.
Presidida por Jucymar Gomes Cardoso, a Fraternidade conta com uma diretoria atuante composta por Ieda de Fátima Reis do Nascimento (vice-presidente), Giselle Pinto Borges (secretária), Terezinha Bolf (secretária adjunta), Jaqueline Oliveira Bitencourt (diretora de patrimônio), Jiussi Nogueira Leite (diretora adjunta de patrimônio), Alessandra Vinhote Sanches (diretora social e cultural), Janaína Brito (diretora adjunta social e cultural), Rosely Maria Dias Vieira (diretora financeira) e Maria do Socorro Pinheiro Lima (diretora adjunta financeira).
O projeto “Do Pão ao Pirão” nasceu da sensibilidade e da visão fraterna de Socorro Pinheiro, que durante sua gestão à frente da Fraternidade (2023/2025) idealizou a obra como um convite à convivência, à partilha e à valorização da memória afetiva presente na culinária. A iniciativa reuniu receitas, histórias e tradições que refletem a essência da gastronomia regional amazônica — rica em sabores, saberes e significados.
Mais do que um livro de receitas, a publicação é um registro cultural e humano que reafirma a importância da gastronomia regional como expressão de identidade e pertencimento. Do pirão que une famílias às mesas de domingo ao pão que simboliza o alimento partilhado, cada receita é acompanhada de lembranças e sentimentos que atravessam gerações, conectando passado e presente.
Os eventos promovidos pela Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul têm como essência o espírito filantrópico e solidário, voltado ao fortalecimento de projetos sociais e ao apoio de famílias em situação de vulnerabilidade na comunidade porto-velhense. Cada ação representa um gesto de amor, compromisso e dedicação ao próximo — valores que também se refletem nas páginas da obra.
Parcerias
Este projeto só foi possível transformar em realidade com o apoio da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Loja Verdade, Romannel, Mirian Brizard e a Casa Carol Beloto, unindo mulheres empresárias, instituições e fortalecendo este projeto pioneiro promovendo a escrita feminina rondoniense.
“Cozinhar é a uma arte que alimenta com amor e nós mulheres fazermos com excelência”. Mencionou Leda Pommer, uma das coautoras e apoiadora da obra.
Para Izabel Cristina, uma das coautoras convidadas representando a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Coordenadoria Rondônia.
“Promover a escrita feminina regional é reconhecer a importância dos saberes culturais, gastronômicos da nossa região”. Mencionou Izabel.
Fonte: Assessoria AJEB-RO.