31/07/2021 às 14h34min - Atualizada em 31/07/2021 às 14h34min

Inteligência artificial em app de transporte ajuda na prevenção de assédio a passageiras

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A violência contra a mulher ainda é um problema grave e que está enraizado no Brasil. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), mais de 105 mil denúncias foram registradas nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100 em 2020. Do total de registros, 72% (75,7 mil denúncias) foram referentes a violência doméstica e familiar.

Já a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) 2019 divulgada em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que 8,9% das mulheres com 18 anos ou mais de idade já sofreram violência sexual em algum momento das suas vidas no país, o que corresponde a 7,5 milhões de brasileiras.

Por fim, uma recente pesquisa da empresa de transporte por aplicativo 99 constatou que o transporte público está entre os locais mais comuns para a prática criminosa. Dentre esses meios de locomoção compartilhados, ônibus e metrô são os meios de transporte mais temidos pelas mulheres, devido a fatores como:locomoção à noite (75%), passar por regiões violentas (66%), ambientes lotados (61%), locais desconhecidos (60%) e esperar ônibus no ponto (51%).

Diante de tais fatores, o transporte por aplicativo se torna um meio de deslocamento mais seguro, uma vez que oferece mais controle sobre o tempo de espera, possibilidade de alteração do trajeto e suporte emergencial 24 horas amenizando muitas das preocupações apontadas pelas passageiras.

99 investe em inteligência artificial (IA)
De olho nesses números e preocupada com a segurança e a experiência de suas usuárias, já que cerca de 60% dos seus passageiros são mulheres, a 99 cada vez mais investe em tecnologia. A empresa voltada à mobilidade urbana por aplicativo coloca nos carros sistemas de inteligência artificial (IA) para proteger seus passageiros e motoristas parceiros, tanto preventivamente quanto reativamente.

Isso significa que há ações baseadas em IA em todas as pontas do processo de transporte da 99: antes, durante e depois das corridas. Uma série de algoritmos são criados e implementados para atuar nos diferentes momentos de uma viagem solicitada pelo aplicativo.

De forma conjunta e integrada, esses algoritmos agem mapeando situações de risco e adicionando camadas de segurança ao longo do percurso. Entenda quais são as aplicações da 99 desenvolvidas para cada etapa de uma utilização por usuário.

A especialista em segurança pública Regina Jasinowodolinski destaca a importância da união entre as inteligências humana e artificial da 99. “Deixa a mulher muito mais segura e confortável para solicitar uma corrida”, afirma Regina. Segundo a especialista, essa tecnologia dificulta a prática de violência contra passageiros ou motoristas. “A ferramenta inibe a ação criminosa”, acrescenta.

Visão semelhante tem Roberto Alves, especialista em segurança. “A inteligência artificial veio para ficar. No caso do transporte por aplicativo, ela melhora a qualidade do serviço e a satisfação do cliente”, reforça.

IA com foco em mulheres
Pythia e Athena são tecnologias de caráter preventivo utilizadas pela 99 para mapear corridas solicitadas por mulheres em situação de maior vulnerabilidade, como viagens à noite, de longa duração, chamadas por terceiros ou partindo de regiões de grande fluxo, como bares e casas noturnas.

Ao mesmo tempo, esses sistemas inteligentes analisam os motoristas nas redondezas e atribuem uma pontuação a cada um deles, baseado nos seguintes fatores: gênero, nota na plataforma e quantidade de reclamações. Esse processo é feito em milésimos de segundo e, com as informações escaneadas.

A Pythia seleciona somente motoristas femininas e condutores com melhor qualidade de atendimento para envio à passageira em situação potencialmente de risco. Já a Athena dispara mensagens de conscientização aos motoristas antes do embarque dessas passageiras. Essas comunicações incluem textos sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito.

As inteligências artificiais não são a única forma de segurança da 99. Além delas, a empresa de transporte por aplicativos solicita verificação de documentos de todos os usuários para evitar riscos antes das corridas, disponibiliza câmeras de segurança e compartilhamento de rotas disponíveis durante todo o trajeto e uma central telefônica 24h para emergências para apoio imediato.


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Apesar do grande destaque, os sistemas de IA não são as únicas funcionalidades  de segurança da 99. O aplicativo, que tem como prioridade a segurança antes, durante e depois das corridas,  também oferece um ecossistema de segurança com tecnologia de ponta e sistemas de proteção , como gravação de áudio; câmeras de segurança e compartilhamento de rotas com contatos de confiança durante o trajeto; além de uma central telefônica 24h para suporte e acolhimento. Confira todas as ferramentas:

Validação de Motoristas: no momento do cadastro, é solicitada ao condutor uma selfie segurando a carteira de habilitação. Ele também precisa subir fotos da própria CNH e do licenciamento do veículo. Com base nessas informações, o app verifica antecedentes criminais e em mais de 40 fontes públicas, como Banco Nacional de Mandado de Prisão, Receita Federal e Tribunais de Justiça. Além disso, possui uma parceria com o Denatran, que permite acessar informações sobre carro e motorista — por exemplo, se o carro é roubado ou se possui algum sinistro.

Condutores Capacitados: o aplicativo disponibiliza a 100% dos motoristas encontros presenciais e cursos online sobre respeito, profissionalismo e combate a temas como assédio, racismo e homofobia. Além disso, nessas plataformas educativas são oferecidas aos condutores orientações sobre segurança e como se proteger durante as chamadas.

Monitoramento de corrida via GPS: a ferramenta utiliza o GPS e, por inteligência artificial, consegue detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto. Caso algum comportamento inadequado seja identificado, a equipe de segurança da 99 será avisada de que algo pode estar errado, para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas. O app enviará automaticamente alertas para motoristas e passageiros de que aquela corrida está sendo monitorada.

A empresa pode também direcionar os usuários para o kit de segurança para que eles possam compartilhar a rota, ligar para a polícia ou entrar em contato com a Central de Segurança da empresa, que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Câmeras de Segurança: a empresa disponibiliza câmeras embarcadas nos carros e conectadas à sua Central de Segurança e uma equipe de profissionais especializados disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. As câmeras possuem um botão de emergência para casos de necessidade.

Compartilhamento de Rota: a companhia permite aos passageiros e motoristas enviar a localização em tempo real para parentes e amigos. Isso pode ser feito em um clique aos contatos de confiança cadastrados no aplicativo.

Ligar para a Polícia: o app conta com botão na tela de corrida que permite aos usuários ligar automaticamente para o 190 em caso de necessidade.

Atendimento e acolhimento depois das chamadas

Central de segurança: a empresa possui uma central telefônica de emergência 24h, 7 dias por semana, que responde prontamente em caso de necessidade e oferece auxílio sobre o que fazer. O telefone é o 0800-888-8999. Fonte R7

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